Arrancou oficialmente a WWDC 2021, e a Apple já aproveitou o primeiro dia da conferência para levantar o véu sobre o iOS 15, nova versão do seu sistema operativo mobile que equipará os iPhones compatíveis já a partir do próximo outono.
A primeira grande novidade do iOS 15 prende-se com o FaceTime, que usa as lições retiradas durante o período pandémico para ajudar os utilizadores a ficarem ainda mais ligados. Para isso, a marca de Cupertino vai levar o Áudio Espacial e a compatibilidade com isolamento de voz para o serviço de chat em vídeo, tornando a experiência ainda mais imersiva.
A Apple vai também introduzir um Portrait Mode no iOS 15, colocando o foco da imagem no utilizador ao mesmo tempo que esbate o cenário de fundo. Para facilitar a ligação às chamadas FaceTime, teremos ainda direito ao FaceTime Link, que podes enviar a qualquer outro utilizador para que este se possa juntar à chamada. Melhor ainda, a função poderá agora ser usada por utilizadores Android e Windows, através da web.
O FaceTime vai permitir a partilha de ficheiros multimédia durante as chamadas, graças as SharePlay. Se quiseres que os outros saibam que série estás a ver no Apple TV+ ou que música estás a ouvir no Apple Music, passarás a poder partilhar essas informações diretamente no FaceTime.
iOS 15 é um passo em frente da Apple
Já em relação ao iMessage, a aplicação de comunicação vai receber várias novas funcionalidades. Vais poder partilhar fotografias em formato colagem ou stack, partilhar playlists ou artigos do Apple News e ter acesso a novas ferramentas que permitem espalhar os teus gostos musicias, imagens, artigos do Safari e muito mais.
A Apple revelou também o Focus, que nos traz várias alterações às notificações. As notificações vão agora apresentar um sumário de tudo o que te é enviado em determinada altura e não é prioritário, tudo isto na hora do dia que tu escolheres. Mais ainda, quando ativas o Não Incomodar, quem te enviar uma mensagem vai saber que não pretendes ser incomodado.
O Focus permite ainda definir modos para Trabalho, Pessoal etc. Graças à Inteligência Artificial, o teu iPhone será capaz de “adivinhar” as notificações que pretendes receber (podes por exemplo evitar notificações de colegas de trabalho fora das horas de expediente).
Por fim, a Apple vai também remodelar algumas das funcionalidades das aplicações Wallet, Weather e Maps com o iOS 15. A Wallet passará a poder incluir documentos pessoais (para já apenas nos EUA), a aplicação do Tempo terá novo design e os Mapas vão oferecer novo design com informações mais detalhadas e um Modo Noturno para a condução depois do por-do-sol.
O iOS 15 terá direito a um período experimental que se inicia já hoje, mas o lançamento oficial ficou marcado para o outono, altura pela qual a marca apresentará a família iPhone 13.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: