A popularização da tecnologia OLED no mercado mobile tem feito várias fabricantes de smartphones adotarem este tipo de ecrã, incluindo a própria Apple, a partir do iPhone X. No mercado dos tablets a história é outra, com a Samsung a ser a empresa que mais aposta nesta tecnologia, na sua linha Galaxy Tab S, mas o seu principal concorrente poderá recorrer também às telas OLED.
De acordo com o website sul-coreano ETNews, a Apple poderá lançar já em 2022 novos modelos iPad com ecrã OLED, deixando para trás o LCD. De acordo com a fonte, as versões mais pequenas do tablet mais conhecido do mundo serão as primeiras a receber a tecnologia, com a aposta no mini-LED a continuar para o recentemente renovado iPad Pro 12.9″.
Ecrãs OLED para Apple iPad serão fabricados pelos suspeitos do costume
Ao que tudo indica, os fornecedores de ecrãs OLED para os novos Apple iPad serão a Samsung e a LG, com a produção a dividir-se em 60% para a primeira e 35% para a segunda, sendo que a BOE será ainda responsável por produzir 5% das novas telas. Este é, aliás, o cenário que se verifica atualmente para a produção dos ecrãs OLED para os quatro modelos iPhone 12.
A decisão por mudar para OLED é óbvia. Segundo a fonte, a Apple considera que o OLED oferece melhor qualidade de imagem, dá maior flexibilidade quanto ao design dos dispositivos que integram, sendo ainda mais leves e mais eficientes a nível energético do que as telas LCD.
Aproveita: iPad Air com desconto de 50€ e portes grátis!
O grande problema da Apple estará, no entanto, na produção. As telas OLED são já muito comuns no mercado dos smartphones, mas a produção de ecrãs maiores para tablet poderá implicar uma expansão dos meios de produção por parte das fabricantes, já que, hoje em dia, são ainda poucos os modelos recebem esta tecnologia e representam uma parcela muito diminuta no mercado. Por outro lado, o Apple iPad é o tablet mais vendido do mundo, com 50 milhões de unidades vendidas por ano, o que implicará um reforço na produção deste tipo de ecrã para tablet.
Quanto aos primeiros modelos a estar disponíveis no mercado, a fonte não adianta nenhum em específico. A fonte refere apenas que os primeiros modelos poderão chegar às mãos dos consumidores já em 2022, sendo que este processo poderá ser mais moroso, devido á necessidade de maior tempo por parte das fabricantes para que dêem inicio à produção em massa destas telas OLED.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: ETNews
Outros artigos interessantes: