O segmento dos tablets, que parecia moribundo, tem conhecido uma revitalização nos últimos tempos. Talvez seja devido ao sucesso dos equipamentos da Apple ou dos tablets da Samsung com S-Pen, ou por estarem melhor equipados e com características decentes. O novo tablet Lenovo P11 TB J606F vem confirmar esta tendência.
O coração do Lenovo P11 TB J606F
Tenho dois tablets em casa, os arqui-rivais: por um lado um iPad Pro e por outro um Samsung S6 com S Pen. Ambos são extraordinários em tudo o que lhes é pedido, cada qual com as suas vantagens e desvantagens devido aos sistemas operativos e aos aplicativos. Mas ambos também têm um problema: o preço.
Num repente, a Lenovo quer entrar nesta “guerra” com o novo P11 J606F e optou por características um pouco mais brandas, mas que chegam à vontade para a maior parte das necessidades, apostando no design e no factor preço.
Como Lenovo que é, podemos escolher algumas configurações, mas vamos tratar este P11 com 4GB de RAM LPDDR4x com 128 GB uMCP e processador Qualcomm SM6115 Snapdragon 662 (11nm).
A máquina, como se lê, tem bom coração e mais algumas vantagens, como o suporte de cartões de memória (até 256 GB em FAT32 ou até 1 TB em exFAT), Bluetooth 5.1 e WiFi 802.11 até /ac a trabalhar em 2,4GHz e 5GHz Dual Band.
Conta com todos os sensores típicos neste tipo de equipamento e pesa 490 g mesmo com um ecrã de 11” de qualidade 2K (2000 x 12000) IPS com 400nits.
A bateria aguenta-se bem com as várias dinâmicas de um dia de trabalho e lazer, pois tem 7500mAh que aguentam até 15 horas de acção.
Um design bem fundamentado
Este Lenovo é francamente apelativo aos olhos e aos sentidos. Foi baseado quase completamente no design do iPad, o que se pode verificar pelo comparativo fotográfico, mas para fugir às críticas, adoptou uma traseira com duas tonalidades/acabamentos que o afastam da Apple e o colocam num patamar diferente. Boa jogada, Lenovo, principalmente porque se nota o acabamento em alumínio pela sua leveza e rigidez, mesmo que o Lenovo P11 TB J606F seja muito fino.
Uma crítica? Existe um ligeiro degrau entre o vidro e a carcaça que não me é confortável quando o seguro. Não é o primeiro tablet, nem smartphone, que me passa pelas mãos e me oferece o mesmo desconforto. Mas pode ser de mim, pois prefiro corpos menos angulosos.
Mas é interessante comparar um iPad Pro de 2018 ao P11. Muito importante também, este Lenovo conta com um adereço na forma de capa/teclado que o transforma num quase computador. E, tal como eu sempre levei um tablet com teclado Bluetooth para os eventos, por todas as razões e mais algumas, este plus faz com que o Lenovo P11 TB J606F seja suficiente para 80% das tarefas que o “simples mortal” necessita ou faz com um portátil ou mesmo um desktop.
Pensem nisso.
Quatro colunas, dois microfones
O Lenovo P11 TB J606F corre Android 10. Parto do princípio que mais tarde ou mais cedo, receberá a actualização para o Android 11. Certo? Bom, a ver vamos, mas esse é meio caminho andado para receber futuramente a versão Android 12 que está prestes a surgir. Só assim faz sentido, não é? Por outro lado, existe toda uma “aba” para o Kids Space, ou seja, para o recreio do júnior.
Mas o problema de gastarmos centenas de euros num equipamento, é saber que ele se mantem actualizado ao fim de dois ou três anos. Digo eu que tenho três tablets em casa, atirados para um canto, sem falar de vários telefones.
Por outro lado, um dos bons atributos de hardware muito importantes neste Lenovo P11 TB J606F é o facto de contar com quatro colunas de áudio que garantem uma reprodução sonora muito presente e, atenção, muito detalhada.
É nestas coisas que se faz a diferença e sem um bom som, para que serve uma excelente imagem, certo?
Para as mais frequentes telechamadas, contamos com uma câmara frontal com 8 MP e dois microfones (com Smart Voice DSP, ou seja, um filtro para melhor captar a nossa voz).
Ok, a câmara frontal, num tablet, deveria ter mais qualidade, certo? Sim, deveria. E a questão passa sempre pelo mesmo: de que serve equipar um tablet com câmara traseira (principal), neste caso 13MP, com melhor qualidade que aquela que vamos mesmo utilizar?
Pois é, não faz sentido e fica a crítica.
Concluindo
O Lenovo P11 TB J606F é um tablet muito agradável à vista, moderno q.b. com excelente ecrã, imagem e som, que garante uma utilização eficaz, rápida e muito útil.
A questão é saber se nos garante a actualização do sistema operativo. Mas, se levarmos em conta o seu preço, que é muito democrático comparativamente com a concorrência que tenta emular, não nos podemos sentir defraudados. Muito pelo contrário.
O P11 é possivelmente o melhor tablet que podemos comprar nesta altura do campeonato porque garante uma extraordinária reprodução de conteúdos por streaming, tanto a nível de imagem como sonora, serve todas as necessidades profissionais e responde à multitarefa.
O preço, sem os acessórios, é a sua maior valia e o design cativa assim como a qualidade de construção.
Outros artigos interessantes
- Lenovo Yoga Pad Pro 13 é oficial
- Lenovo LP7 review: auriculares sem fios baratos perfeitos para desporto
- Lenovo LP40 Review: uma incrível surpresa com um preço tão baixo!
A nossa análise
Lenovo P11 TB J606F
O Lenovo P11 TB J606F é um tablet muito agradável à vista, moderno q.b. com excelente ecrã, imagem e som, que garante uma utilização eficaz, rápida e muito útil.
Classificações
-
Ecrã
-
Design e qualidade de construção
-
Desempenho
-
Autonomia e Carregamento
-
Características
-
Preço