Segundo o mais recente inquérito aos utilizadores da plataforma Steam da Valve, os processadores Ryzen da AMD chegaram já aos 30% de quota de mercado na plataforma. Trata-se do maior número conseguido pela marca de Lisa Su desde a chegada dos primeiros CPU Ryzen, no ano de 2017.
Estes valores são um sinal claro de que a AMD é cada vez mais popular entre os jogadores, contrariando uma tendência de décadas de favorecimento dos componentes da Intel.
Em maio de 2018, a quota de mercado de processadores da AMD no Steam cifrava-se nos 15.98%. Desde a mesma altura, também o Windows 10 passou a ser o sistema operativo de eleição de 96.16% dos utilizadores, comparados com os 53.10% de há 3 anos atrás.
Processadores da AMD são cada vez mais populares entre os gamers
Já no que diz respeito às placas gráficas, a AMD continua longe de sequer se aproximar das ofertas da Nividia. Em maio de 2018 a equipa vermelha contava com uma quota de mercado de GPU de 14.89%, estando agora situada nos 16.18%.
Em comparação, a Nvidia detém mais de 75% desta quota de mercado, provando que as gráficas RTX são um verdadeiro sucesso entre os aficionados por videojogos no PC.
Vale a pena destacar que este inquérito considera apenas os sistemas de utilizadores que usam o Steam, mas considerando a adoção desta como uma das plataformas de eleição dos jogadores no PC são números bastante representativos das tendências de mercado.
Certo é também que a AMD não pára de crescer nestes últimos anos, e que a marca veio dar um novo fôlego a uma indústria que estava estagnada à sombra do sucesso da Intel.
via: Tom’s Hardware
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: