A Amazon confirmou ter banido a marca RavPower e retirado todos os seus produtos da loja online devido a violações das políticas da gigante do retalho, fruto de um controlo mais apertado às ações das diversas marcas que operam no seu espaço comercial.
Ao que tudo indica a RavPower estará também envolvida no escândalo de reviews falsas que levou já à retirada dos produtos da Aukey e Mpow da mesma loja online, depois da descoberta de um esquema de incentivo a análises positivas por parte dos compradores com recurso a prémios ou vales em dinheiro.
Uma jornalista do The Wall Street Journal relata ter comprado um carregador da RavPower na retalhista americana e lhe ter sido proposta a oferta de um vale no valor de $30 em troca de uma review positiva.
Depois da Aukey e Mpow, chegou a vez da RavPower ser banida da Amazon por incentivar reviews falsas
A companhia mãe da RavPower, a Sunvalley, declara porém que em momento algum foi proposta a troca do vale de $30 por uma review de 5 estrelas, alegando que o vale procura apenas incentivar o consumidor a deixar uma análise, cuja nota fica sempre ao seu critério.
Mesmo assim, a Amazon garante que a prática de troca de prémios por reviews, sejam elas de 5 estrelas ou não, vai contra as políticas da empresa que indicam de forma clara que as marcas não devem incentivar o consumidor a deixar uma crítica ao produto que compraram.
A Amazon não deu qualquer indicação sobre se a RavPower poderá voltar a vender os seus produtos na maior loja online do planeta, mas por exemplo alguns produtos da Aukey já se encontram de novo à venda na retalhista de Jeff Bezos.
Apesar da Amazon ser um local propício aos esquemas, a companhia tem conseguido colocar em prática formas eficientes de lidar com as situações. Recentemente foi revelado que a Amazon bloqueou mais de 10 mil milhões de listagens suspeitas da sua loja apenas durante o ano passado.
via: Android Authority
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: