Uma VPN grátis, ou rede privada virtual, é uma coisa maravilhosa – como muitas coisas que são gratuitas tendem a ser. Mas, como também acontece frequentemente, recebes aquilo por que pagas e uma VPN paga é muitas vezes melhor. Dito isto, tudo depende do que tu precisas. Então qual é a melhor VPN para ti, grátis ou paga?
A diferença de preço entre estas duas opções é claramente grande, indo de totalmente grátis até ao preço médio mensal de uma VPN que é cerca de €10. Mas subscreve por mais tempo e poupas dinheiro dessa forma.
A desvantagem de ires para uma opção gratuita – e uma das principais diferenças entre as duas – é a quantidade de dados que podes utilizar. Um serviço gratuito terá um limite no uso dos teus dados na maioria dos casos, seja diária ou mensalmente. Uma vez ultrapassado esse limite de dados já não poderás utilizar a VPN. Existe um serviço ilimitado, mas existem outros limites, mais sobre isso abaixo.
Por isso, uma VPN gratuita é uma ótima opção para aqueles que a querem para uso limitado – talvez para verificar um mapa ou determinado website enquanto estiveres no estrangeiro, por exemplo. Mas para aqueles que querem verificar e-mails em massa, transmitir música, e ver vídeo online – vai ser necessária uma VPN paga.
Quantos dados é que uma VPN gratuita oferece?
Uma das melhores opções de VPN grátis é o Hotspot Shield VPN, que também tem uma versão premium caso queiras atualizar. No seu mais básico, o serviço gratuito é bom para até 500MB de dados por dia. Não é uma pequena quantidade para navegar em websites, mas muito pouco se quiseres ver o teu último programa Netflix, por exemplo.
Um subsídio mensal de dados de 15GB, o que equivale, parece muito, mas como não podes ultrapassar esse limite diário, não é assim tanto. Mas, claro, depende do que precisas para isso. Para uso em massa, podes querer optar por um serviço como o Windscribe, que oferece um limite de dados de 10GB mais baixo, mas está distribuído ao longo do mês para que possas usar isso à medida que precisares. Tweet sobre o serviço e receberás 5GB extra, e cada vez que indicares um amigo receberás também 1GB extra.
A ProtonVPN não tem limites de dados, mas antes de ficares demasiado entusiasmado, isto tem outros limites para te incentivar a optar por um plano pago. Isso significa que apenas um dispositivo pode ser usado e que existem apenas três locais de servidor mais velocidades podem ser limitadas. A velocidade será limitada se muitos utilizadores pagos estiverem online, uma vez que têm prioridade. Também não existe suporte a torrents P2P neste serviço.
Quais são os problemas de uma VPN gratuita?
Para além do limite de dados, há também a questão da velocidade de ligação. Um serviço como o Hotspot Shield premium tem mais de 2.500 servidores em mais de 70 locais internacionais. Mas se optares pela versão gratuita, não poderás escolher os servidores. O resultado é uma velocidade instável.
Podes ter sorte e ter uma óptima ligação a um servidor local. Mas podes acabar por te ligar a um servidor mais lento que está mesmo muito longe e que luta com a velocidade. No caso do Windscribe, que oferece um uso de dados gratuito mais liberal, está limitado apenas a servidores nos Estados Unidos, Reino Unido, Hong Kong e Canadá.
Outra questão é que com o serviço gratuito terás de aguentar com anúncios. Sim, nunca nada é realmente gratuito, como se costuma dizer. Mas se não te importares com os pop-ups então esta pode ser uma boa opção para te poupar um pouco de dinheiro e ainda assim conseguir a segurança de uma VPN.
O que há de bom numa VPN gratuita?
Apesar de ser grátis, ainda vais ter acesso a servidores seguros. Isto significa que a tua localização e identidade, através do teu endereço IP, será escondida. Isso ajuda-te a manter o anonimato online bem como mais seguro do que usar uma ligação aberta.
No caso do Hotspot Shield, obténs uma encriptação de nível militar, o que significa que os teus dados são mantidos super seguros em trânsito, por isso, mesmo que alguém, de alguma forma, os consiga decifrar, não conseguiria decifrá-los de qualquer forma.
O que uma VPN paga me dá?
Esta é a questão chave, já que te comprometes a um pagamento mensal ou anual por um serviço. Claro que vais ter toda a segurança de uma ligação encriptada, mas também vais ter dados ilimitados. Isso significa que podes estar no estrangeiro e continuar a ver todos os teus programas preferidos da Netflix sem a preocupação de ficares com poucos dados disponíveis.
Outra coisa importante a ter em conta é que poderás seleccionar o servidor que desejas. Isto é uma enorme vantagem, pois podes ligar-te à Netflix dos EUA enquanto estiveres na Europa, por exemplo. Isto também é muito útil se estiveres num sítio como a China onde o uso de VPN é restrito e podes precisar de experimentar algumas localizações de servidor para realmente ficares online.
As velocidades são normalmente mais rápidas nos serviços de VPN pagos. Embora exista a opção gratuita, Speedify, sendo tudo sobre ligações rápidas, mas que será limitada com apenas 1GB de dados permitido por mês. Recomendamos a SurfShark para quem quiser pagar por uma VPN.
Qual é a melhor VPN gratuita?
Dependendo do que precisas, como um serviço versátil, o Hotspot Shield é ótimo para acesso gratuito a 15GB de dados por mês a 500MB por dia com velocidades decentes e máxima segurança. Queres obter dados em massa que usas quando queres? Então o serviço Windscribe com 10GB por mês é para ti. Se é tudo uma questão de velocidade e não precisas de muitos dados, então o Speedify é o ideal. Não queres saber de velocidade mas queres dados ilimitados? Vai para a ProtonVPN.
Qual é a melhor VPN paga?
Se decidiste que o que precisas não pode ser fornecido por uma VPN gratuita, então vais querer dar uma vista de olhos na SurfShark. Em todos os nossos testes, tem vindo a sair em cima, vez após vez. É rápido, seguro, tem um ótimo serviço ao cliente com chat ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, leva-te Netflix para o estrangeiro, suporta torrents e pode funcionar em todos os teus dispositivos ao mesmo tempo. O preço é também um dos mais aliciantes da atualidade, garantindo a mais avançada tecnologia pelo preço mais baixo.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
Comentários