Numa altura em que já começamos a ver surgirem os primeiros concertos ao vivo, o Spotify decidiu que é boa ideia aventurar-se no mundo dos concertos virtuais. No entanto, esta parece ser a ideia mais parva que a empresa teve até há data, já vais perceber porquê.
A empresa lançou hoje um novo site “Spotify.live” onde anunciou 5 concertos para o mês de maio e junho:
- The Black Keys (27 de maio)
- Rag’n’Bone Man (3 de junho)
- Bleachers (10 de junho)
- Leon Bridges (17 de junho)
- girl in red (24 de junho)
Ao tentar comprar o meu bilhete (estava só a explorar…) tive a “agradável” surpresa de que estes bilhetes custam 16 euros! O pior é as condições de acesso e o que realmente terão para oferecer.
O principal motivo que me leva a dizer para ninguém comprar estes bilhetes é que os ditos concertos não são sequer ao vivo, sendo pré-gravados. 16 euros para ouvir uma gravação? Não obrigado.
Além disso, no processo de compra vais precisar de escolher 4 horários diferentes em que cada um dos concertos será transmitido. Se por algum motivo te atrasares ou tiveres algum imprevisto para resolver, podes dizer adeus ao concerto e aos teus 16 euros. O Spotify deixa bem claro que os bilhetes não são reembolsáveis e que cada utilizador estará limitado ao horário escolhido.
Estas gravações, ou concertos, serão apenas transmitidas uma vez durante as horas pré-estabelecidas, não ficando depois disponíveis na biblioteca da plataforma. Considerando que consegues encontrar dezenas de concertos disponíveis gratuitamente nas mais variadas plataformas, cobrar 16 euros por uma gravação pode facilmente ser considerado um “roubo”.
Ainda assim, será interessante ver qual será o nível de adesão a esta nova iniciativa do Spotify, caso a empresa decida divulgar os seus números.
Spotify deveria ter investido num verdadeiro concerto virtual
Caso a empresa tivesse investido o tempo e recursos necessários para vender aos seus utilizadores bilhetes para verdadeiros concertos virtuais, certamente que o sucesso estaria garantido. Da mesma forma que criaram um site para esta campanha, podiam ter preparado uma plataforma que permitisse a interação entre os artistas e os utilizadores, oferecendo assim uma verdadeira experiência única que justificasse o dinheiro.
Obviamente que para isso, teriam de realizar um concerto a sério e ao vivo, não poderia ser uma gravação.
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via: Spotify Live
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