A Sony será alvo de um processo judicial por parte de um grupo de consumidores que acusa a companhia de práticas monopolistas na loja online PlayStation Store. Segundo avança a Bloomberg, em causa estão as restrições impostas pela marca à venda de jogos digitais, impedindo que estes sejam vendidos noutros locais.
Há alguns anos era possível comprar jogos em formato digital para as consolas PlayStation em lojas como a Amazon, mas a Sony começou a impedir esta prática a partir de 2019.
O processo reclama que, uma vez que é impossível comprar jogos digitais noutros locais, a Sony consegue cobrar mais dinheiro pelos mesmos, controlando também as promoções em exclusividade. Esta prática é vista como monopolista e anti-consumidor, pelo que são pretendidas alterações ao modelo de negócios da companhia.
Jogos digitais para a PS4 e PS5 são mais caros do que as suas versões físicas
Mais ainda, é referido neste processo que os jogos digitais para as consolas PlayStation à venda na PS Store são significativamente mais caros do que as suas versões físicas, sem esquecer que são também mais caros do que seriam num mercado de retalho competitivo para títulos digitais.
Os queixosos reclamam que os consumidores chegam a ter de pagar 175% mais por um jogo digital na PS Store do que pelo mesmo jogo distribuído através do formato físico em disco ótico.
A Sony não comentou ainda este processo, e volta a fazer notícia depois de ter anunciado que iria encerrar as lojas virtuais para a PlayStation 3, PS Vita e PSP. A intenção da companhia nipónica esbarrou porém no protesto veemente dos jogadores, acabando por obrigar a um volte-face nesta decisão.
Este também não é o primeiro processo que a Sony terá de enfrentar este ano em tribunal, depois de em fevereiro ter sido alvo de acusações relacionadas com o “controller drift” que afeta os comandos DualSense da PlayStation 5.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: Game Informer
Como comprar na Amazon Espanha a partir de Portugal
Com o crescimento exponencial das compras online ao longo dos últimos anos, as compras online passaram a fazer parte do dia a dia de milhões de portugueses. No entanto, a maior loja online do mundo ainda não está disponível em Portugal. Por isso, é natural que muitas vezes se faça a pergunta de como comprar na Amazon Espanha a partir de Portugal.
Atualmente, a Amazon Espanha oferece já muitas regalias aos portugueses, tendo mesmo implementado a possibilidade de traduzir por completo todo o site para português de Portugal. Além disso, colocam à disposição a oferta de portes de envio para compras acima dos €29.
Outros artigos interessantes: