Desde que as consolas de nova geração como a PS5 foram lançadas no final do ano passado têm sofrido de uma procura muito superior à oferta, fruto de constrangimentos à produção impostos pela pandemia da COVID-19.
Uma das consequências mais gravosas dessa situação foi a proliferação de scalpers, indivíduos ou empresas que, recorrendo a vários artifícios, conseguiram ter acesso às unidades limitadas da consola que foram disponibilizadas, revendendo-as a preços acima dos recomendados pela Sony.
Um dos sítios que se gaba de ter recorrido a essas práticas é a StockX, que recentemente revelou ter vendido mais de 130 mil consolas PS5 bem acima do preço anunciado pela Sony.
PS5 continua a ser vendida por valores acima dos recomendados pela Sony
A retalhista confirma ter vendido 83,000 unidades da PS5 com leitor de discos e cerca de 55,000 unidades da versão digital só nos Estados Unidos da América desde novembro de 2020.
Dessas cerca de 138,000 consolas, 60,000 foram vendidas no próprio mês de lançamento da PS5 com preços a rodarem principalmente valores entre os 1000 e 1700 dólares. Relembramos que a versão Standard da PS5 tem um PVP de €499, enquanto a versão Digital tem um PVP de €399.
Segundo a StockX, o preço médio das consolas que vendeu até ao momento é de 800 dólares para a versão Standard e 741 dólares para a versão Digital. Analisando estes valores e considerando que a companhia vendeu 138,000 consolas, as receitas andam na casa dos 100 milhões de dólares.
Não deixa de ser interessante perceber que, caso a PS5 tivesse chegado aos consumidores com o seu preço recomendado, os compradores teriam poupado um total combinado de 44 milhões de dólares.
PS5 continua praticamente inacessível em todo o mundo
Esta notícia é, infelizmente, um sério lembrete sobre a dificuldade em encontrar uma consola de nova geração da Sony à venda, mais ainda por um preço justo. Pior que isso, a própria Sony já admitiu que a escassez da consola deve durar até meados de 2022.
As práticas predatórias de preços das consolas de nova geração levaram já vários governos e autoridades a considerar medidas para impedir futuras situações semelhantes, procurando salvaguardar os consumidores no atual cenário global.
Até à implementação dessas estratégias o consumidor está nas mãos dos retalhistas, muitos deles deliciados com esta hipótese de faturar mais uns trocos na hora de vender hardware, especialmente o que está relacionado com videojogos.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: VGC
Onde comprar a PlayStation 5 em Portugal: Lojas e Stock! (atualização diária)
O lançamento da PlayStation 5 (PS5) foi o mais bem-sucedido de toda a história das consolas da Sony, mas nem tudo correu como seria desejado. Com a grande procura pela nova consola, está a viver tempos complicados no que respeita à sua disponibilidade.
Desde que ficou disponível em Portugal, tem chegado quase a conta gotas. Sempre que algumas unidades ficam disponíveis nas lojas, demoram apenas alguns segundos a esgotar novamente.
Ainda que seja extremamente frustrante para alguns utilizadores, é quase uma missão impossível conseguir comprar uma PlayStation 5 antes do final do ano.
Outros artigos interessantes: