O OPPO Find X3 Pro é a terceira geração da linhagem Find X e continua a ser o porta-estandarte da fabricante do grupo BBK Electronics na sua chegada aos mercados ocidentais. Se em 2020 vimos uma OPPO focada em mostrar que consegue rivalizar com Samsung e Huawei através do Find X2 Pro, em 2021 vemos uma evolução dessa perspetiva.
A OPPO incute ao seu novo topo de gama todos os princípios básicos de um smartphone premium, apostando também, com alguma subtileza, em algumas características que o diferenciam da restante oferta do mercado. Assim, ainda que possua as características necessárias a ser considerado um topo de gama de 2021 (características essas que, por vezes, tornam os smartphones aborrecidos), o OPPO Find X3 Pro tem também alguns pontos distintos que nos farão recordar esta experiência a testá-lo.
OPPO Find X3 Pro: um design diferente, mas não estranho
Hoje em dia, muito se discute a uniformização dos designs dos smartphones convencionais. Com a exceção dos dobráveis, onde vamos encontrando alguns desenhos interessantes, a grande parte dos novos modelos de smartphone até 2020 pareciam beber todos da mesma fonte de inspiração.
Em 2021 as fabricantes estão a tentar mudar esse cenário e a gama premium é onde se vê a maior diversidade. O OPPO Find X3 Pro é mais um dos smartphones que nos traz novos pormenores de design, com a nova interpretação da OPPO para o módulo de câmaras. Aproveitando o desnível criado pelo sistema de câmaras, o Find X3 Pro possui uma parte de trás que assume o desnível e com isso o torna mais subtil, especialmente no aspeto visual.
Na utilização, o vidro baço na nossa unidade de teste permitiu-nos não ter nenhum problema com dedadas, um pormenor que nos agrada. O tom de azul deste OPPO Find X3 Pro é muito bem conseguido e será ótimo para o utilizador que pretenda uma cor diferente, mantendo ainda assim a subtileza. E, voltando ao módulo de câmaras, esta abordagem da OPPO acaba por se revelar bastante agradável, já que a transição suave no desnível (quase como se de uma rampa para o dedo se tratasse) nos faz esquecer que há um módulo de câmaras que se destaca no corpo do smartphone.
Como seria de esperar, a construção do smartphone é de topo e os materiais utilizados dão uma sensação premium e de confiança, graças ao Gorilla Glass 5 e à estrutura em alumínio. Quando segurado nas mãos, há um bom conforto na utilização, já que o ecrã possui margens curvas e é ligeiramente mais estreito do que algumas opções no mercado, beneficiando a utilização com uma mão.
E chegados ao ecrã, cujos apontamentos face ao design são poucos (a frente do OPPO Find X3 Pro é praticamente igual ao seu antecessor), há que dar o devido destaque a esta belíssima tela. Se no papel é impressionante, podemos aqui garantir ao leitor que este é um dos melhores ecrãs atualmente no mercado.
O OPPO Find X3 Pro possui uma tela LTPO AMOLED de 6.7 polegadas com resolução Quad HD+ (3216x1440p) e taxa de atualização de 120Hz, que torna excelente toda a experiência de utilização do smartphone, seja em uso casual, seja no consumo de multimédia ou sessões de gaming. Aliás, com os seus 1300 nits de brilho máximo, o ecrã do OPPO Find X3 Pro é dos melhores que já testamos quando utilizados no exterior em dias de sol, sendo muito raras as situações em que a luminosidade do ecrã foi pouca.
O desempenho do OPPO Find X3 Pro faz jus à sua lista de especificações
Para acompanhar um ecrã de excelência, o novo OPPO possui tudo aquilo que se exige de um smartphone topo de gama em 2021. O processador que o equipa é o Snapdragon 888 da Qualcomm, com a sua GPU Adreno 660, que garante que o utilizador nunca vai sentir qualquer tipo de soluço ou lentidão durante a utilização normal, ou até mesmo em jogos mais exigentes. O smartphone foi testado, maioritariamente, na sua configuração regular, que reduz ligeiramente o desempenho do processador para o tornar mais eficiente, sem qualquer problema a reportar.
Como é claro, basta aceder às definições e selecionar o modo alto desempenho para percebermos que o Snapdragon 888 tem muito mais para dar, especialmente quando acompanhado pelos 12GB de RAM LPDDR5 e 256GB de armazenamento UFS 3.1 da nossa unidade de teste. Aliás, nada melhor que os habituais testes no GeekBench, AnTuTu e 3DMark para confirmar que o OPPO Find X3 Pro não deixa nada a desejar face aos rivais Samsung Galaxy S21 Ultra ou Xiaomi Mi 11 Ultra.
Este poderio do Snapdragon 888 irá sempre penalizar a bateria em utilização intensiva, mas podemos com segurança dizer que o OPPO Find X3 Pro é um smartphone com energia para, pelo menos, um dia de utilização, sendo que os utilizadores mais casuais poderão extrair quase dois dias da bateria de 4,500 mAh.
Na nossa experiência, uma carga completa traduziu-se sempre em 6 a 7 horas de ecrã ligado, mas sempre com a ressalva de que esta unidade foi utilizada em contexto de teste. Aliás, um teste que nos agradou foi o do carregamento. O sistema SuperVOOC Charge 2.0, com uma potência de 65W é simplesmente avassalador, garantindo que em menos de meia hora temos sempre o OPPO Find X3 Pro carregado a 100%, o que nos permite simplesmente carregar o smartphone de manhã enquanto nos preparamos para o dia de trabalho.
Cabe ainda mencionar que este OPPO pode ser carregado a 30W numa estação sem fios e tem também a capacidade de reverter o carregamento para outro smartphone ou dispositivo inteligente com carregamento sem fios, uma característica muito útil especialmente para quem possua uns auriculares sem fios ou smartwatch com esta característica.
Devemos ainda mencionar que no seu papel mais mundano de telemóvel, o OPPO Find X3 Pro teve um desempenho excelente. As chamadas são claras, o micro não falha e o altifalante atinge um bom som. Aliás, este sistema de altifalantes stereo, em utilização para consumo de multimédia é bastante interessante, mas acaba por não emitir um som desnivelado, com o altifalante inferior a ter claramente uma maior potência.
Como seria de esperar, o leitor de impressões digitais é um sensor ótico e escondido no ecrã, com um desempenho praticamente irrepreensível. A sua animação é personalizável as definições, com o ColorOS a dar-nos várias opções de animação para o desbloqueio (há ainda a possibilidade de optar por desbloqueio facial com a câmara de selfies).
Mas falando um pouco da experiência com o ColorOS 11, esta é uma interface com uma evolução notória ao longo dos anos. Longe vão os tempos em que esta era quase uma cópia do iOS, sendo que o sistema como o conhecermos hoje abraça muito mais os beneficios do Android e dá ao utilizador várias opções de personalização, com um menu inteiro dedicado a isso mesmo (bem ao estilo do OxygenOS da OnePlus).
Não podemos deixar de criticar, no entanto, alguma desorganização nos menus de definições. Esta é a área em que a OPPO mais deve trabalhar, já que o ColorOS 11 pode ser algo confuso para o utilizador quando é necessário mergulhar por entre estes menus.
Especificações do OPPO Find X3 Pro (unidade testada)
- Ecrã:
- LTPO AMOLED
- 6,7″ polegadas
- Quad HD+
- Always-on Display
- Taxa de atualização de 120Hz
- Suporte para HDR10+
- Brilho máximo de 1,300 nits
- Performance:
- Processador Qualcomm Snapdragon 888
- 12GB de memória RAM
- 256GB de memória interna
- Câmaras:
- Traseira:
- 50MP (Sony IMX766) + 50MP (Sony IMX766, ultra grande angular) + 13MP (telefoto, 2x zoom ótico) + 3MP (microscópio)
- Frontal:
- 32MP
- Traseira:
- Bateria:
- 4,500mAh
- Carregamento rápido a 65W
- Carregamento sem fios a 30W
- Carregamento reverso a 10W
- Segurança:
- Leitor de impressão digital no ecrã
- SO:
- Android 11, ColorOS 11
A câmara microscópio é divertida, mas a grande-angular é o principal destaque
Um dos principais pontos atrativos do OPPO Find X3 Pro é o seu sistema de câmaras. A OPPO apostou em força no sensor principal e no sensor ultra grande angular, dando-lhes o mesmo sensor Sony IMX766 10-bit de 50MP, com uma excelente qualidade de imagem. A parte que mais nos agradou, especialmente para a ótica do utilizador médio, é a consistência a nível de cores entre os dois principais sensores. A transição entre ambos não destoa na exposição e na saturação, mantendo um equilíbrio que nos saltou à vista.
Das poucas criticas que nos ocorrem para este sistema de câmaras, o sensor telephoto de 13MP com apenas zoom ótico 2x deixa um pouco a desejar, especialmente num mercado onde já é comum 5x e 10x, mas também verificamos que o processamento de imagem deste OPPO leva a que de algumas imagens resultem cores demasiado vibrantes, perdendo ligeiramente o realismo da fotografia.
Os apontamentos às câmaras acabam por ser curtos, na medida em que, fora as críticas supra mencionadas, a nossa experiência foi, no geral, positiva. A própria câmara frontal de 32MP faz o seu trabalho na perfeição e consegue, aliás, gravar vídeo em 4K a 60fps, numa câmara que algumas marcas continuam a negligenciar.
Aproveita: OPPO Find X3 Pro com desconto e portes grátis na Amazon!
Por fim, não podíamos deixar de falar da câmara microscópio. Este sensor de 3MP, com um flash circular dedicado à volta da lente permite-nos esquecer a fotografia macro e procurar pormenores nos mais mundanos objetos do dia-a-dia. Esta funcionalidade perde na sua utilidade geral, mas dá ao utilizador uma possibilidade que mais nenhum smartphone no mercado dá e foi, durante o período de teste, uma das características que maior curiosidade despertou em todas as pessoas com quem contactamos (não é todos os dias que se pode dizer que temos um microscópio no bolso).
Conclusões
O OPPO Find X3 Pro demonstra que a gigante tecnológica chinesa reúne condições atualmente para rivalizar com a Samsung e a Xiaomi no mercado ocidental, podendo mesmo ser o candidato ideal à vaga que a Huawei está a deixar neste mercado. O estatuto da marca é, hoje em dia, de fabricante premium, e isso traduz-se no seu preço de 1.199€ (algumas lojas conseguem já descer o preço para os 1.149€) para a versão de 12GB/256GB. Ainda assim, cabe lembrar a ainda curta presença da OPPO em Portugal e na Europa, podendo este preço ser um ponto negativo aos olhos de alguns fãs que tenham maior contacto e confiança com outras marcas.
No entanto, há que realçar as qualidades apresentadas pelo smartphone em teste. Com um ecrã fantástico, desempenho de topo e um design distinto, ao OPPO Find X3 Pro apenas fica a faltar alguns melhoramentos à câmara para que consiga superar os rivais Galaxy S21 Ultra e Mi 11 Ultra. Continuaremos assim a acompanhar o desempenho da OPPO e do seu topo de gama no mercado.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes:
- Confirmado! Honor 50 será o primeiro a chegar com serviços Google
- Kospet Magic 3: smartwatch à prova de água por menos de 35 euros
- Nintendo Switch continua a ter mais sucesso que a PlayStation 5 e Xbox Series X
A nossa análise
OPPO Find X3 Pro
O OPPO Find X3 Pro é um smartphone topo de gama com todo o que se pede em 2021: um ecrã fabuloso, desempenho de topo, design irreverente e câmaras de qualidade. A sua receita parece ter todos os ingredientes para ter sucesso em Portugal e na Europa, pelo que será interessante perceber como vai reagir o mercado na batalha de colossos entre a proposta da OPPO e as propostas da Samsung e Xiaomi.
O melhor
- Um dos melhores ecrãs do mercado
- Desempenho do Snapdragon 888
- Design do módulo de câmaras
- Câmaras grande-angular e microscópio
O pior
- Câmara telephoto merecia maior alcance
- ColorOS é confuso em alguns menus
- Preço (considerando a presença da marca em Portugal)
Classificações
-
Ecrã
-
Design e qualidade de construção
-
Desempenho
-
Autonomia e Carregamento
-
Câmara
-
Preço
OPPO Find X3 Pro nas lojas
Todas estas lojas fazem envios para Portugal