A Apple estará a trabalhar numa nova versão do seu potente computador desktop Mac Pro, que nos deve trazer melhorias significativas em termos de desempenho e também um design bem distinto do modelo atualmente disponível.
Segundo avança a Bloomberg, o Mac Pro vai adotar uma pegada mais reduzida e ser apresentado já no próximo ano, com direito a um processador Apple Silicon que pode chegar aos 40 núcleos. O mesmo meio avança ainda que a Apple está a preparar duas variantes deste produto, com o modelo base a incluir Apple Silicon com 20 núcleos.
Em termos do aspeto, este novo Mac Pro deve assemelhar-se ao Power Mac G4 Cube, sendo portanto razoavelmente mais pequeno do que a gigantesca torre disponível neste momento.
Novo Mac Pro deve chegar em 2022 com o processador mais poderoso de sempre da Apple
A variante mais potente deste alegado novo Mac Pro deve portanto recorrer a um processador Apple Silicon com 40 núcleos, 32 dos quais de alto desempenho e os restantes 8 mais dedicados à eficiência. A variante de 20 núcleos terá 16 deles a cuidar do alto desempenho, com os restantes 4 a ficarem encarregues da eficiência.
Este rumor não menciona, contudo, se as duas variantes vão assumir designs diferentes, supondo-se que terão o formato de cubo para melhor se poderem encaixar nos setups dos utilizadores.
Em termos de processamento gráfico é provável que a Apple abandone a sua parceria com a AMD, optando antes por soluções gráficas desenvolvidas internamente de 64 e 128 núcleos. A confirmar-se estamos perante um dos computadores mais potentes disponíveis ao público geral.
Apple quer capitalizar o sucesso do poderoso M1 com novas versões ainda mais poderosas
Olhando para o sucesso do chip M1 da Apple, que equipa já o Mac Mini, MacBook Air, MacBook Pro, iMac e iPad Pro será legítimo esperar que a marca de Cupertino coloque neste Mac Pro uma versão muito mais poderosa do seu Apple Silicon.
O M1 oferece desempenho acima da média e alta autonomia, coisa que o Mac Pro não necessita uma vez que se trata de um desktop. Assim sendo, a Apple poderá trabalhar num processador sem se preocupar com os constrangimentos à capacidade da bateria, o que pode resultar num chip verdadeiramente impressionante para os padrões atuais.
O lançamento deste novo Mac Pro pode então acontecer já no próximo ano, isto se a escassez de semicondutores abrandar e houver a necessária retoma prevista para o final deste ano e início de 2022.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: Apple Insider
Outros artigos interessantes: