O Microsoft Surface Laptop 4 é a mais recente aposta da gigante de informática no mercado de portáteis. Estes portáteis ultrafinos vem responder principalmente aos novos Macbook da Apple, que gabam os processadores M1, que tem vindo a dar muito que falar na comunidade.
O Surface Laptop 4 é um portátil de 15 polegadas com ecrã tátil e uma configuração topo de gama. Contudo, o seu preço premium de 1899 euros pode deixar muitos utilizadores de pé atrás. Antes de leres a review completa, vê a análise em vídeo no YouTube.
Especificações do Microsoft Surface Laptop 4 (versão testada)
- Ecrã de 15″ tátil
- Resolução de 2256 x 1504
- Processador AMD Ryzen 7 4980U Surface Edition
- 8 GB de memória gráfica
- 16 GB de RAM LPDDR4
- Câmara frontal HD 720p
- Entradas: 1 x USB-C, 1 x USB-A, 1 x entrada auxiliar
- OS: Windows Home
Microsoft prezou pelo design e ergonomia
Com uma construção sólida e robusta, o Surface Laptop 4 tem um sabor premium que é inegável. A utilização do teclado é extremamente confortável com as teclas em formato chiclete. Temos ainda bastante espaço do lado esquerdo e direito do trackpad para descansar os pulsos durante a escrita.
De resto o portátil não traz quaisquer intrusões visuais como autocolantes e logotipos. Temos uma entrada USB, USB-C, auxiliar e a entrada proprietária de carregamento. É importante salientar que o transformador do Surface Laptop 4 tem uma entrada USB que te permite carregar o smartphone ou outros equipamentos que queiras. Um pequeno detalhe, mas que oferece extrema conveniência.
O seu ecrã é um painel de 15 polegadas com uma resolução de 2496 por 1664, ou 2K, de forma mais simplificada. É um ecrã com brilho até 400 nits, o que torna a sua visibilidade excelente, mesmo em ambientes exteriores. Obviamente que o consumo de multimédia no Surface Laptop 4 é impecável.
O Surface Laptop 4 não é para gaming (mas tentei à mesma)
Um bom portátil não só satisfaz no seu propósito principal, mas como também se excede noutras tarefas. Contudo, não foi o caso no Laptop 4. Apesar de possuir uma gráfica de 8 GB integrada, o desempenho nos jogos foi medíocre, por vezes. Jogos mais pesados necessitaram de um ajuste nos gráficos para os mais baixos, de forma a correr em frames confortáveis.
Seja como for, saliento que o propósito do Surface Laptop 4 não é jogar, portanto, trata-se de uma lacuna compreensível. Ainda assim, jogos mais básicos correrão perfeitamente neste portátil.
Autonomia não desiludiu
Testei a autonomia do Surface Laptop 4 de duas formas diferentes. A primeira foi com várias sessões de utilização ao longo da semana. O resultado foram cerca de 2-3 horas de utilização ao longo de quase uma semana. Posteriormente, dediquei-lhe um dia inteiro de produtividade com 7 horas de utilização contínua. Essa utilização resumiu-se a edição leve de imagem, texto e algum consumo multimédia. Graças ao seu processador de baixo consumo, o Surface Laptop 4 é um portátil que facilmente te vai render um dia inteiro de trabalho, contando que não faças um uso intenso.
A performance parece ter algumas lacunas na teoria, mas não na prática
As ferramentas de benchmark ajudam-nos a ter uma percepção do desempenho dos equipamentos, comparativamente a outros modelos. No Cinebench, o Surface Laptop 4 teve uma pontuação de 579 pontos em single-core, reunindo 4793 pontos em testes multi-core. Estes testes não são um indicador perfeito do seu desempenho, mas mostram que o Laptop 4 ficou abaixo da média, neste caso o seu processador.
Estamos a falar de um AMD Ryzen 4890U de 8 cores. No entanto, o sufixo “U” revela que este é um processador de baixa potência, criado para ser eficiente no que toca a consumo energético. Este é um factor que pode contribuir para os baixos resultados deste portátil.
Ainda assim, não senti que o Surface Laptop 4 desiludisse no desempenho. Durante testes de renderização de vídeo, o Laptop 4 portou-se extremamente bem, lidando com exportação de vídeo em resolução 4K com tempos bastante satisfatórios (cerca de 5-6 minutos para um ficheiro de 2 GB).
Boa relação entre qualidade e preço? Não existe!
Eis o pormenor que difícil a sua recomendação: o preço. Estamos a falar de um equipamento de 1899 euros com um processador de baixa potência e nenhuma característica que se destaque, salvo o design e talvez o som das colunas. Todavia, quem adquirir um Surface Laptop 4, certamente irá querer um desempenho sem igual, excedendo-se em todos os campos.
Infelizmente, não é o caso. Existem várias opções no mercado que ultrapassam o Surface Laptop 4 em especificações e que por vezes até são mais económicas. Considerando ainda que temos os Macbook da Apple com M1 a dar que falar, a Microsoft terá que melhorar a sua estratégia nos futuros equipamentos, caso queira uma chance de continuar a competir no mercado de portáteis.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes:
- Apple: Jon Prosser garante novos MacBook com característica do iMac 2021
- OPPO Find X3 Pro: primeiras impressões após três dias de utilização
- Samsung Galaxy Z Flip 3 pode chegar com preço muito abaixo do esperado!
A nossa análise
Microsoft Surface Laptop 4
O Microsoft Surface Laptop 4 é um portátil bem construído e com boas características. No entanto, o seu processador económico e preço perto dos 2000 euros torna este equipamento difícil de recomendar, face ao resto do mercado.
O melhor
- Bom design e ergonomia
- Autonomia suficiente para produtividade e multimédia
- Boa qualidade nas colunas e câmara
O pior
- Preço não justifica as características
- Processador de série U não permite ao Laptop 4 "brilhar"
Classificações
-
Design e Construção
-
Desempenho
-
Autonomia
-
Extras (som, câmara)
-
Preço
Microsoft Surface Laptop 4 nas lojas
Todas estas lojas fazem envios para Portugal