A vice-presidente da divisão Xbox da Microsoft, Lori Wright, revelou recentemente que a companhia vendeu todas as consolas que lançou até à data sem qualquer tipo de lucro, tendo até perdido dinheiro ao disponibilizar as suas máquinas de jogo.
A notícia chega através do processo que decorre em tribunal e que opõe a Epic Games à Apple, onde vários membros influentes da indústria de videojogos foram já chamados a prestar declarações.
Wright foi chamada a depor nos últimos dias, e este dado surge como resposta à pergunta de um dos advogados da Epic, Wes Earnhardt, que questionou qual a margem de lucro da Xbox com as suas consolas.
Receitas da Xbox têm origem em serviços como o Game Pass
A executiva afirmou que todas as consolas Xbox deram prejuízo, alegando que a marca se foca em oferecer a melhor experiência gaming aos seus fãs, o que permite que as receitas surjam por meio de serviços de subscrição como o popular Xbox Game Pass ou da venda de jogos em formato digital.
A intenção do advogado da Epic com este tipo de questão é mostrar que as fabricantes de consolas têm bons motivos para receber 30% da venda de jogos digitais, já que é esta uma das suas principais fontes de receitas.
Desta forma, a Epic pretende demonstrar que a Apple não deve ter a mesma regalia através da App Store, uma vez que lucra bastante com a venda de dispositivos iOS como o iPhone ou iPad.
Xbox e PlayStation perdem dinheiro, Nintendo é a excepção à regra
A revelação de que a Xbox não faz dinheiro com a venda de consolas não é surpreendente, já que este tipo de hardware geralmente é vendido abaixo do preço de custo, para colocar mais unidades nas mãos dos jogadores.
A maior excepção a este modus operandi é a Nintendo, que consegue fazer algum dinheiro através das vendas de hardware. A Sony, porém, já admitiu também que vende as suas consolas abaixo do preço de custo, o que lhe permite chegar a mais lares e fazer dinheiro através da PS Store e dos serviços PlayStation Plus e PlayStation Now.
A Xbox tem investido muito nos serviços ao longo dos últimos anos, procurando levar para o Game Pass cada vez mais jogos importantes, que ficam à disposição dos jogadores através de uma subscrição mensal. A marca estará mesmo a estudar formas de levar o Game Pass para outras consolas, aumentando dessa forma a sua base de jogadores e as receitas.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: PC Mag
Netflix: 9 alternativas para te ajudar a “vencer” o confinamento
A Netflix é de longe a plataforma mais popular em Portugal para consumo de filmes e séries, sendo utilizada por milhões de utilizadores em todo o mundo.
No entanto, isso não significa que não existem outras alternativas que deves explorar. Mais interessante ainda, acesso a filmes e séries não é sinónimo de gastar dinheiro.
Existem vários sites que te oferecem catálogos muito interessantes e, podes ver todos os títulos disponíveis gratuitamente.
Muitas das alternativas grátis à Netflix têm o seu conteúdo restrito fora dos Estados Unidos. Por isso, para que os consigas aceder será necessária a utilização de uma VPN.
Outros artigos interessantes: