Desde o início da pandemia de covid-19 que os ataques de malware se intensificam a um ritmo assustador. Agora, os investigadores da Kaspersky detetaram um novo malware brasileiro, chamado “Bizarro”, que está a afetar dezenas de bancos na Europa e na América do Sul.
Mais concretamente em Portugal, já foram confirmados ataques em 7 bancos, apesar de não terem sido divulgados quais foram as instituições bancárias afetadas.
Além de Portugal, também a Alemanha, França e Espanha foram bastante afetadas, sendo os “nossos vizinhos” o principal alvo deste malware, já com 22 bancos afetados.
O malware Bizarro é distribuido principalmente através de pacotes MSI (Microsoft Installer), sendo descarregados pelas vítimas através de links enviados em e-mails de spam. Ao ser executado, o Bizarro descarrega um arquivo ZIP de forma a implementar as suas funcionalidades maliciosas.
Após se estabelecer nos dispositivos, ativa o seu módulo de captura de ecrã, permitindo aos hackers ter acesso a literalmente tudo o que as vítimas fazem nos seus computadores, conseguindo assim ter acesso facilitado às suas informações de login para bancos online.
“Os cibercriminosos estão constantemente à procura de novas formas de difundir malware, que lhes permitam roubar credenciais de sistemas de pagamento eletrónico e sistemas bancários online. Hoje em dia, estamos a assistir a uma tendência de mudança na distribuição de malware bancário: a globalização dos ataques. Os cibercriminosos regionais não só atacam ativamente os utilizadores da sua região, mas também em todo o mundo. Implementando novas técnicas, as famílias brasileiras de malware começaram a distribuir malware a outros continentes, e o Bizarro, que se dirige principalmente a utilizadores europeus, é um claro exemplo disso. Este malware deveria servir como um sinal para darmos mais atenção à análise dos atacantes regionais e das informações sobre ameaças locais, já que estes podem rapidamente converter-se num problema mundial”, reforça Fabio Assolini, especialista em segurança da Kaspersky.
Medidas básicas de cibersegurança são a melhor proteção contra ataques de Malware
Ainda que seja importante ter instalado software competente de proteção contra as mais variadas formas de ciberataques, continuam a ser as medidas básicas de proteção as mais importantes.
Todos os utilizadores que acedem à internet devem manter práticas diárias de segurança, garantindo atenção redobrada a vários tipos de indicativos sobre potenciais ataques.
Na sua maioria, os ataques de malware recorrem a páginas de phishing ou campanhas de spam propagadas através de email para ganharem acesso ao computador das suas vítimas.
Para evitar que isso aconteça, é extremamente importante não aceder a páginas desconhecidas ou que tenham aparência duvidosa, assim como manter grande atenção nos URLs de acesso, visto ser o único detalhe que os hackers não conseguem replicar de forma minuciosa.
Por fim, clicar em links presentes em emails de fontes desconhecidas ou descarregar anexos é o pior erro que se pode cometer. É muito importante relembrar que, em caso de dúvida, nunca se deve abrir este tipo de links.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: