O Lenovo Yoga Pad Pro 13 foi oficialmente apresentado pela Lenovo na China. Após várias semanas de teasers sobre as capacidades do novo tablet, a Lenovo revelou ao mundo aquele que poderá ser um dos dispositivos mais interessantes no mercado na sua categoria.
Isto porque, em vez de apostar nas áreas mais convencionais de um tablet de forma a simplesmente concorrer com o Apple iPad Pro 12.9″ ou o Samsung Galaxy Tab S7, o novo Lenovo Yoga Pad Pro 13 procura trazer novas soluções ao mercado, tendo aqui potencial para atrair um nicho que começa a criar-se em torno dos tablets da marca.
O Lenovo Yoga Pad Pro 13 prima pela utilidade que oferece ao utilizador
Num mercado onde os tablets cada vez mais devem desempenhar vários tipos de funções (consumo de multimédia, trabalho, gaming), o Lenovo Yoga Pad Pro 13 reúne em si várias características que o tornam numa opção de topo. O seu design é pensado para dar ao utilizador maior flexibilidade na utilização e isso está patente no suporte, em forma de pega, que pode ser ajustado de várias formas e ângulos ao gosto de quem o usa, podendo até ser pendurado.
A estrutura onde se encontra montado este suporte é notoriamente maior em grossura que o restante tablet. Neste espaço, a Lenovo aproveita para incluir não só o suporte, mas também um sistema de som de quatro altifalantes JBL de alta qualidade (se o Yoga Smart Tab servir de exemplo, temos aqui um candidato a melhor som de um tablet) e também a uma entrada USB-C e à tão aguardada entrada HDMI.
Esta entrada HDMI é especialmente útil, na medida em que permite, não só, ao Lenovo Yoga Pad Pro utilizar um ecrã secundário, como também este mesmo servir de ecrã secundário ou principal para outro dispositivo. Um dos exemplos dados pela Lenovo é a utilização da Nintendo Switch com o novo tablet, sendo este último o ecrã móvel ideal para acompanhar a consola da Nintendo.
Para conferir um estatuto premium ao dispositivo, a Lenovo revestiu a traseira do tablet em alcântara, sendo o suporte constituído por aço inoxidável.
Desempenho e ecrã de topo
Para acompanhar toda a utilidade, o Lenovo Yoga Pad Pro oferece também um desempenho de topo de gama. No seu interior encontramos o Qualcomm Snapdragon 870, acompanhado por 8GB de RAM LPDDR5 e 256GB de armazenamento UFS 3.0. Esta configuração permitirá que o novo Lenovo seja bastante capaz, podendo facilmente executar qualquer jogo da Play Store.
Sendo um tablet, o ecrã é uma das partes mais importantes, pelo que a Lenovo traz-nos aqui uma tela de 13 polegadas LTPS LCD, com resolução 2,160×1,350p, com suporte para sRGB, HDR10 e Dolby Vision. Esta tela pode ser utilizada com uma caneta interativa stylus, com 4,096 níveis de sensibilidade.
Este será um dispositivo que certamente não via desiludir no consumo de multimédia, aliando ao ecrã o supra mencionado sistema de som JBL, com câmaras de 5 cm³, smart amps e tendo suporte para Dolby Atmos. Este sistema totaliza uma potência de 9W e será penalizador para a bateria, especialmente com um ecrã de alta resolução.
Já por isso o Lenovo Yoga Pad Pro 13 inclui uma grande bateria de 10,200 mAh, com a Lenovo a anunciar 12 horas de reprodução de vídeo e 8 horas de autonomia em utilização como ecrã secundário.
Outras características de relevo para o novo tablet são a câmara frontal de 8MP, acompanhada por um sensor 3D ToF que proporciona o desbloqueio por reconhecimento facial. Este Lenovo terá acesso a Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2, não havendo informações sobre uma versão com conectividade via rede móvel.
Lista de especificações
- Ecrã:
- LTPS LCD
- 13 polegadas
- Resolução 2,160×1,350p
- Suporte para HDR10+
- sRGB
- Dolby Vision
- Performance:
- Processador Qualcomm Snapdragon 870
- 8GB de memória RAM LPDDR5
- 256GB de memória interna UFS 3.0
- Câmara:
- Frontal:
- 8MP
- Frontal:
- Bateria:
- 10,200 mAh
- Quick Charge 4.0
- Segurança:
- Reconhecimento facial
- I/O:
- USB-C
- mini-HDMI
- SO:
- Android 11, ZUI 12.5
Preço e disponibilidade
Por tudo o que foi dito acima, o Lenovo Yoga Pad Pro 13 deverá despertar o interesse do público. No entanto, o novo tablet estará disponível, para já, apenas no mercado chinês, não havendo ainda data oficial para o anúncio global. O preço deste Lenovo situa-se, naquele mercado, nos CNY 3,300, que se traduzem em cerca de 420 euros em conversão direta para a moeda europeia. Se este preço de mantiver na Europa, podemos ter aqui um verdadeiro flagship killer dos tablets.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Via: GSM Arena
Outros artigos interessantes: