Um dos pontos de maior destaque da atual missão da NASA em Marte tem sido sem margem para dúvida o seu mini-helicóptero, Ingenuity. Ainda que tenha apresentado algumas dificuldades técnicas que levaram ao atraso do seu primeiro voo, a NASA não poderia estar mais satisfeita com o seu desempenho até agora.
Após ter realizado o seu primeiro voo no dia 19 de abril, o Ingenuity já voo mais 3 vezes, sempre com dificuldade e complexidade aumentada. O mais recente, realizado na semana passada, viu o pequeno helicóptero viajar cerca de 250 metros durante 117 segundos.
Hoje, às 20h30, está planeado o 5º voo do Ingenuity em Marte, sendo esperado um novo recorde. Conforme as mais recentes informações, o helicóptero irá descolar no mesmo local de sempre, mas pela primeira vez irá aterrar num novo local.
NASA vai aterrar o Ingenuity num local diferente em Marte pela 1ª vez
O manifesto para o 5º voo do Ingenuity revela-nos mais um recorde que deverá ser alcançado na missão de hoje.O Ingenuity vai cumprir a mesma rota do seu 4º voo, deslocando-se cerca de 129 metros para sul com uma altitude de 5 metros. No entanto, quando alcançar o seu novo local “de pouso”, irá elevar-se pela primeira vez até uma altura de 10 metros, onde irá captar algumas fotografias.
Ainda sem ter revelado grandes detalhes, a NASA já planeia o que irá fazer com o mini-helicóptero assim que aterrar no seu novo local. A equipa irá começar a trabalhar numa nova fase de demonstração, que nos irá permitir ter uma melhor ideia do que este tipo de drone poderá trazer para as próximas missões espaciais.
Obviamente, com a capacidade de voar pelos céus de outros planetas, a utilização de mini-helicópteros vai sempre ser uma mais valia que os rovers nunca irão conseguir oferecer. Com estes drones, passará a ser possível captar imagens detalhadas de terrenos que até agora eram impossíveis de explorar com os rovers.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: Digital Trends
Ransomware: ataques direcionados aumentaram 767%
Os ataques de Ransomware são dos tipos de ataques mais populares atualmente entre várias redes de hackers, conseguindo encriptar informação privada e exigindo um resgato avultado para que esta seja recuperada. Além disso, temos também observado um considerável aumento nos ataques de Ransomware 2.0, que consiste não só na encriptação, mas também roubo de informação.
De 2019 a 2020, o número total de utilizadores que se depararam com ransomware em todas as plataformas diminuiu de 1.537.465 para 1.091.454, um decréscimo de 29%. No entanto, a par desta diminuição, tem havido um aumento de ataques direcionados de ransomware.
Outros artigos interessantes: