Ao longo dos últimos anos a Google tem enfrentado inúmeras batalhas devido à sua dominância em diversos segmentos de mercado. Agora, a gigante de Mountain View volta a ser considerada culpada de abuso de poder pela agência italiana AGCM, resultando numa multa de 100 milhões de euros.
De acordo com as informações reveladas até ao momento, esta multa surge como consequência da Google não ter permitido que a empresa Enel X Italia lançar uma versão da sua aplicação JuicePass para o Android Auto. Esta aplicação serve para os utilizadores de carros elétricos encontrarem postos de carregamento e reservarem uma posição nos mesmos.
Claramente, a empresa norte-americana não permitiu que tal acontece-se, para favorecer a sua própria aplicação, Google Maps. De momento, a aplicação da Google apenas permite encontrar e receber direções para os postos de carregamento, mas vários rumores apontam para a futura implementação de suporte para reserva de lugares e pagamentos através da aplicação.
Google nega segundas intenções com a proibição da aplicação italiana
De acordo declarações publicadas pela Google, existem “milhares de aplicações compatíveis com o Android Auto, e o seu objetivo é permitir que ainda mais programadores tragam as suas aplicações ao longo do tempo”. No entanto, a empresa nega ter rejeitado a JuicePass para próprio benefício.
A Google afirma que o processo de aprovação de aplicações para o Android Auto é extremamente rigoroso, para que consigam garantir que os condutores não sejam distraídos enquanto estão ao volante. Aparentemente, esse foi o principal motivo que levou à proíbição da aplicação no Android Auto.
Ainda assim, a investigação realizada pela AGCM concluiu o contrário, acabando por aplicar uma multa multimilionária à Google. Esta poderá não ser a única multa a caminho, pois está ainda a decorrer uma segunda investigação em Itália relacionada com as estratégias de publicidade aplicadas pela Google.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: Android Central
As 5 melhores VPN grátis em Portugal
Cada vez mais pessoas em todo o mundo procuram sugestões sobre as melhores VPN grátis, e Portugal não é excessão. No entanto, existem alguns pontos importantes que deves considerar antes de decidir qual a que vais utilizar no teu computador ou smartphone.
Se estás à procura de uma VPN grátis apenas para aumentar marginalmente a tua segurança enquanto utilizas uma rede de Wi-fi pública, é possível que uma das melhores VPN grátis que te apresentamos aqui seja mais que suficiente.
Outros artigos interessantes: