A Apple anunciou a nova Apple TV 4K em abril, colocando um destaque especial numa nova funcionalidade que, segundo a marca, seria capaz de melhorar consideravelmente a imagem da televisão dos utilizadores recorrendo apenas ao iPhone.
Com a chegada do tvOS 14.5 os donos da Apple TV 4K passaram a poder usar o seu iPhone para calibrar o equilíbrio de cores dos seus televisores, mas parece agora que a implementação da funcionalidade está longe de ser perfeita.
Vincent Teoh, calibrador profissional de televisões, argumenta através de um vídeo no seu canal de YouTube que esta tecnologia da Apple TV tem mesmo o efeito contrário, piorando de forma agressiva a qualidade da imagem nos aparelhos de algumas das principais marcas.
Se queres uma qualidade de imagem superior é melhor não usares esta funcionalidade da nova Apple TV 4K
Recorrendo a vários testes para analisar a implementação da tecnologia de calibração da Apple TV e se as suas vantagens podiam ser aplicadas a um conjunto de equipamentos de marcas distintas, Teoh concluiu que existem muitas situações em que a qualidade de imagem acaba por ficar pior após a utilização desta funcionalidade.
Um dos testes, conforme podes ver no vídeo em cima, mostra mesmo que a calibração da Apple piora a precisão de cores, chegando mesmo a mudar o output numa televisão topo de gama da Sony. Mais ainda, este fenómeno ocorreu em 2 das 3 televisões testadas pelo profissional.
Televisões da Sony, Samsung e LG não mostram grandes benefícios com a tecnologia da Apple
Pelos vistos apenas as televisões QLED da Samsung contrariam esta tendência, verificando-se uma melhoria efetiva na qualidade de imagem. Todavia, estes modelos sofrem também uma transformação para um tom mais azulado.
No caso de uma televisão OLED da LG, a funcionalidade não melhorou a qualidade da imagem, mas também não se verificou a passagem para esse tom mais azul que pode alterar a experiência de visualização.
Em suma, parece que a calibração da Apple deve ser usada com algum cuidado, não devendo sobrepor-se a uma calibração profissional. Naturalmente cada utilizador poderá ter uma experiência diferente, por isso é aocnselhável testar a funcionalidade antes de a aplicar definitivamente.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: MacRumors
Outros artigos interessantes: