Com a revelação do novo iPad Pro com processador M1 a Apple acabou com qualquer dúvida que pudesse existir acerca da superioridade dos seus equipamentos no segmento de tablets, graças a um chip difícil de bater e configurações que podem atingir os 16 GB de memória RAM, ao qual se junta o ecrã mini-LED no modelo de 12.9 polegadas.
Apesar disso, parece que o iPadOS apresenta uma severa limitação à quantidade de memória RAM que uma determinada aplicação pode utilizar. Segundo um artigo publicado no Procreate, as aplicações podem apenas aceder a 5 GB de memória RAM, quando a configuração máxima do equipamento pode chegar aos 16 GB.
Esta limitação impõe restrições severas ao aproveitamento do poderio do novo iPad Pro, situação que se torna ainda mais incompreensível quando para termos direito aos 16 GB temos de comprar os modelos de 1 ou 2 TB de armazenamento, com claros acréscimos em termos de custo.
iPadOS limita a quantidade de memória RAM que as aplicações podem usar no iPad Pro
Segundo avança o Procreate, um desenvolvedor concluiu que, independentemente da versão do iPad Pro com M1, a utilização de memória RAM estará sempre limitada a 5 GB pelo sistema operativo. No caso da aplicação precisar e utilizar mais do que esses 5 GB, simplesmente deixará de funcionar e forçará um reinício da mesma.
Para já a Apple ainda não se pronunciou acerca desta limitação, mas é provável que a conferência da WWDC 2021, que vai decorrer na próxima semana, traga algumas novidades sobre o assunto.
Nessa altura devemos ficar a conhecer também qual será o futuro do iPadOS, sendo previsíveis algumas transformações estruturais de forma a aumentar a produtividade do dispositivo.
via: iMore
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: