A Acer apresentou um conjunto de experiências potenciadas por soluções óticas inovadoras e tecnologias de visualização e sensoriais que trazem o mundo virtual para uma dimensão mais física, através da SpatialLabs.
Com o programa SpatialLabs Developer Program, destinado a programadores Unreal Engine, será possível a criação e desenvolvimento de conteúdo que literalmente flutua em frente do ecrã, sem a necessidade de óculos especiais.
“Com base no nosso compromisso com os criadores através do ConceptD, estamos entusiasmados por apresentar SpatialLabs, o próximo passo dos esforços da Acer para criar experiências imersivas”, disse Jerry Kao, Co-COO da Acer Inc. “O SpatialLabs melhora o fluxo de trabalho atual dos designers 3D, para que possam concentrar o seu tempo e recursos no processo criativo. Para os criadores, o SpatialLabs capacita-os a criar experiências surpreendentes em vários mercados verticais através do nosso apoio ao Unreal Engine”.
Como funciona esta nova tecnologia Acer SpatialLabs?
Toda esta experiência SpatialLabs é criada através da combinação de uma solução de rastreamento ocular, um ecrã estereoscópico 3D e tecnologias de renderização em tempo real. A solução de rastreamento ocular consiste num conjunto de câmaras estereoscópicas, localizadas no topo do dispositivo, que seguem a posição e movimento da cabeça e olhos do utilizador.
Por sua vez, o ecrã o computador portátil protótipo que será fornecido aos participantes do programa, chega com um painel UHD 2D com uma lente de cristal líquido colada oticamente no topo, formando um inovador módulo que pode ser alternado entre visualizações 2D e 3D estereoscópicas.
Ao combinar todas estas tecnolocias com um avançado processamento gráfico, torna-se possível exibir uma imagem diferente para cada um dos olhos, criando um efeito 3D estereoscópico que permite que o conteúdo flutue “para fora” do ecrã.
Centro de Experiência SpatialLabs
O ecrã do protótipo de notebook ConceptD SpatialLabs está predefinido para o modo 2D, permitindo que o dispositivo seja utilizado como um computador portátil normal. Ao lançar aplicações no Centro de Experiência SpatialLabs, o modo 3D estereoscópico será automaticamente ligado.
O SpatialLabs Experience Center é um “launcher” que inclui um tutorial sobre a utilização da tecnologia, vários atalhos para aplicações e instaladores para aplicações e add-ons. Atualmente, estas aplicações incluem:
- SpatialLabs Model Viewer: Uma ferramenta que permite ao utilizador importar ficheiros em todos os principais formatos 3D e apresentá-los em 3D estereoscópico. No visualizador de modelos, a informação gerada sobre a posição da cabeça é incorporada no modelo 3D apresentado. Por exemplo, movendo-se ligeiramente para a esquerda ou para a direita, o modelo 3D irá rodar na direção oposta, como se um utilizador tivesse dado um passo para cada lado do objeto. Tudo isto acontece em tempo real.
Os add-ons do SpatialLabs Model Viewer estão disponíveis para as principais aplicações 3D, tais como Blender e Autodesk Fusion 360, que permitem que ficheiros criados nessas aplicações sejam transferidos para o Model Viewer do SpatialLabs com um único clique. - SpatialLabs Go: Uma solução proprietária para renderizar conteúdos lado-a-lado em 3D estereoscópico. Por exemplo, após usar o Blender para colocar uma janela na visualização de ecrã completo lado-a-lado, os designers podem utilizar o SpatialLabs Go para a transferir para 3D estereoscópico.
- PiStage for Maya: O middleware PiStage funciona como uma ferramenta que permite evitar o demorado pipeline de renderização, dando aos utilizadores a flexibilidade de criar ou editar conteúdos num monitor 2D e visualizar quaisquer alterações feitas em 3D estereoscópico em tempo real, com SpatialLabs.
- SpatialLabs Player: Um leitor para apresentar vídeo em 3D estereoscópico lado-a-lado
Para os interessados em tentar juntar-se a este programa, podem enviar a sua inscrição através deste formulário.
Outros artigos interessantes: