A Uber foi condenada a pagar uma indemnização de 1.1 milhões de dólares (cerca de 930 milhões de euros) a uma mulher norte-americana invisual. Em causa está o tratamento dado à cliente e ao seu cão-guia por vários motoristas da Uber, que levou a norte-americana a processar a empresa.
Vê também: LG confirma saída oficial do mercado dos smartphones. O fim de uma Era
De acordo com Lisa Irving, autora do processo em causa, os condutores da Uber recusaram-lhe o seu serviço de transporte em 14 situações distintas, resultando em faltas ao trabalho, ocasiões sociais e religiosas. Lisa Irving denota ainda algumas situações de extrema humilhação, onde foi deixada à chuva e em locais de potencial perigo por lhe serem recusados os serviços de transporte pelos próprios motoristas.
Para além desta situação, é ainda reportada uma ocasião onde Irving chegou a entrar no veículo, tendo o condutor, a meio da viagem, entrado em disputas verbais sobre o seu cão-guia e ameaçado deixar a cliente a meio do percurso. A companhia norte-americana ficará encarregada de indemnizar Lisa Irving em 324 mil dólares (275 mil euros) por danos morais e ainda 805 mil dólares (684 mil euros) em custas judiciais e honorários de advogados.
Este não é o primeiro caso da Uber em tribunal pelo mesmo motivo
Apesar do choque que pode criar este tipo de decisão, esta não é a primeira vez que a Uber se vê obrigada despender milhões de dólares em processos judiciais pelo mesmo tipo de questão. Em 2014 a Uber foi acusada de discriminar pessoas cegas e os seus cães-guias, resultando num acordo em 2016 onde a Uber se comprometeu a indemnizar a National Federation of the Blind em 2.25 milhões de dólares e a informar e educar os seus motoristas para a não discriminação de pessoas invisuais e os seus animais.
Nesse mesmo acordo, foi estabelecido que qualquer condutor da Uber que quebrasse a nova política de respeito pelos clientes invisuais veria a sua conta na aplicação desativada. O caso de Lisa Irving levantou ainda mais indignação devido a grande parte dos seus casos de discriminação terem acontecido após este acordo entre a Uber e a National Federation of the Blind.
Quanto à posição da Uber, há uma nova forma de os clientes se dirigirem à empresa para reclamar casos de discriminação, com um formulário dedicado e regulamentação aplicável ao serviço prestado nos casos de clientes invisuais e os seus cães-guias.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Via: The Verge
Alerta Facebook! 2 milhões de portugueses com dados pessoais revelados!
O Facebook volta a estar nas bocas do mundo pelos piores motivos. De acordo com informações adiantadas pelo site Business Insider, mais de 553 milhões de utilizadores tiveram as suas informações privadas publicadas num forum de hackers.
Vê também: Android Auto vai chegar aos carros da Porsche muito em breve
Nas informações publicadas no fórum, estão detalhados os números de utilizados por país, numa lista em que constam mais de 100 países. No que respeita a Portugal, a lista revela que o hacker tem na sua posso informações pessoais de mais de 2 milhões de portugueses.
Outros artigos interessantes:
» Xiaomi Mi 11 Ultra e Mi MIX Fold: faz já o download dos wallpapers oficiais!
» Abril, smartphones mil: todos os lançamentos esperados este mês
» Xiaomi gastou uma fortuna para “cortar cantos” ao seu logo