Depois de liberar alguns importantes insights sobre o seu produto e estratégias de crescimento como parte de sua mais recente visão geral do Dia do Analista para investidores, temos mais novidades: a rede social acaba de dar início à fase de testes dos novos Perfis Profissionais no Twitter. Trata-se de uma nova maneira para as marcas se apresentarem na plataforma, com ferramentas e recursos dedicados ao uso profissional.
Conforme explicado pela rede social, “os perfis profissionais no Twitter são uma nova ferramenta que permitirá que empresas, organizações sem fins lucrativos, editores e criadores de conteúdo, ou qualquer pessoa que use a rede social para trabalhar, exibam informações específicas sobre os seus negócios, diretamente nos seus perfis”.
Vale lembrar que a novidade ainda está em fase de testes que estão sendo realizados com um pequeno grupo de empresas nos Estados Unidos, mas que segundo informações oficiais, mais contas terão acesso aos Perfis Profissionais no Twitter já nos próximos meses.
O que já se sabe sobre os novos Perfis Profissionais no Twitter?
O formato exibido no anúncio dessa semana é um pouco diferente daquele que a rede social apresentou no início do mês passado, com uma prévia daquilo que viria a ser os Perfis Profissionais no Twitter — que incluía mais opções como categoria de negócios e novos tipos de badges.
O exemplo apresentado essa semana também não confirma a adição de outros novos elementos, como painel de exibição de produtos ou galeria de imagens, que também estão em desenvolvimento (ver simulação na imagem abaixo).
Assim como já ocorre em redes sociais como o Facebook e o Instagram, por exemplo, a separação entre perfis pessoais e profissionais poderá facilitar uma gama de novas oportunidades, tanto no que diz respeito à promoção de negócios, quanto para o próprio Twitter, na categorização e gestão de exposição e alcance.
Qual será o impacto dos novos Perfis Profissionais no Twitter?
Com os novos recursos, a exemplo do próprio Facebook, o Twitter poderá acabar reduzindo o alcance dos tweets de perfil de negócios, a fim de incentivar o investimento em publicidade, o que pode resultar em um maior investimento nos gastos com publicidade para maximizar as promoções, ao mesmo tempo em que aumenta a interação entre os indivíduos.
Porém, visto que os dados de perfis pessoais e profissionais estão misturados ao longo de anos de existência da rede social, a maioria das melhores marcas já adaptou as suas estratégias de conteúdo para permanecerem relevantes junto aos seus seguidores, o que pode tornar difícil para o Twitter justificar tal movimento.
Mas esse é apenas um exemplo de como a divisão de perfis profissionais e pessoais pode abrir novas oportunidades para a plataforma, ao mesmo tempo que pode facilitar o lançamento de novos produtos, oportunidades de anúncios simplificadas, ferramentas de conversação e muito mais.
Os Perfis Profissionais no Twitter permitirão às empresas monetizar conteúdos
De acordo com informações da Techradar, em breve, juntamente com os novos recursos que estarão disponíveis para os perfis profissionais, teremos a possibilidade de monetização na plataforma, para ajudar as marcas e criadores de conteúdo.
O que vem pela frente através desse novo recurso fica por conta da empresa, mas se conseguirmos estabelecer um vínculo estreito com a ferramenta, poderá abrir muitas oportunidades para quem quer fazer negócios através da plataforma.
No início deste mês, o Clubhouse anunciou que os utilizadores da plataforma agora podem monetizar os seus conteúdos. O que nos faz pensar que, futuramente, a maioria das plataformas de mídia social poderão lançar um recurso relacionado como a monetização através da produção de conteúdo.
Fontes: Social Media Examiner / Twitter Blog / Techradar / Twitter
Clubhouse: tudo o que precisa saber sobre a nova rede social
Fundado em 2020, o Clubhouse construiu rapidamente uma reputação como sendo a próxima grande plataforma para as pessoas se encontrarem, conversarem e partilharem ideias. De uma forma bem resumida, a aplicação móvel permite que o utilizador crie e entre em “salas”, nas quais poderá conversar com outras pessoas, numa espécie de “grande chamada em conferência”.
Outros artigos interessantes: