Estamos a apenas alguns dias do primeiro voo do “mini-helicóptero” Ingenuity, transportado até Marte a bordo do rover Perseverance. Agora, a NASA publicou a primeira foto colorida tirada pelo helicóptero, após ter sobrevivido a sua primeira noite sozinha em Marte.
Vê também: 3 razões para (não) comprar a nova Xiaomi Mi Band 6
Ainda que este feito possa parecer de pouca relevância, as noites na cratera de Jezero chegam a alcançar temperaturas de -90 ºC. Com estas temperaturas, existia a possibilidade dos circuitos e baterias do helicóptero não resistissem, mas isso não aconteceu.
Quanto à fotografia, é possivelmente a “pior” fotografia que já recebemos de Marte, mas é um marco importante na missão destinada ao Ingenuity. Este será o primeiro drone a ser controlado à distância em Marte, sendo uma oportunidade histórica para a NASA explorar o planeta vermelho e toda a sua superfície.
Quando vai o Ingenuity voar pela primeira vez em Marte?
Para já, a equipa da NASA está ainda numa fase de análise e testes constantes, tentando certificar-se que o seu helicóptero continua a ter todos os seus sistemas e circuitos a funcionar como previsto.
Após a sua primeira noite sozinho na superfície marciana, os próximos dias serão cruciais para garantir que todos os seus sistemas de energia e controlo de temperatura estão 100% operacionais.
Quanto ao seu primeiro voo, a NASA espera realizar o primeiro teste no próximo dia 11 de abril (domingo). No entanto, não se espera ainda um verdadeiro voo, sendo apenas um teste para confirmar que todos os seus motores funcionam na perfeição.
Assim, espera-se que realize apenas uma pequena “flutuação” em território marciano.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: CNET
Marte ainda tem água! Mas está a desaparecer com tempestades de poeira
Durante muito tempo foi investigada a presença de água em Marte, tendo sido confirmada a presença de água no planeta em vários estudos e investigações. Agora, novas informações revelam os motivos principais pelo qual o planeta vermelho continua a perder água constantemente.
De acordo com dois estudos recentes, a água ainda presente em Marte continua a “desaparecer” devido às mudanças de estações e constantes tempestades de poeira.
Outros artigos interessantes:
» NASA: imagem panorâmica de Marte captada pelo rover Perseverance
» Mensagem secreta do Perseverance levada para Marte foi resolvida em 6 horas
» Elon Musk quer levar as primeiras pessoas para Marte já em 2024!