O mundo estava já de olhos postos no helicóptero Ingenuity, que foi transportado para Marte a bordo do rover Preserverance, e preparava-se para realizar o seu primeiro voo. No entanto, a NASA viu-se obrigada a adiar o seu 1º voo devido a problemas nos seus rotores.
De acordo com uma publicação da NASA no Twitter, a primeira deslocação aérea do Ingenuity irá acontecer na próxima quarta-feira (14 de abril).
Apesar de terem sido obrigado a adiar este importante evento, a equipa da NASA confirmou que o helicóptero está em excelentes condições e que o problema poderá ser facilmente resolvido. O mau funcionamento foi detetado durante um teste em que o objetivo seria garantir que as suas hélices não teriam nenhum problema em alcançar velocidades de voo (2,400 rpm).
Helicóptero Ingenuity será uma peça fundamental para a exploração de Marte
Esta é uma das mais complexas missões espaciais alguma vez realizadas, contando com grandes avanços tecnológicos que permitiram integrar no rover Preserverance funcionalidades únicas. Além disso, tornaram também possível a integração do helicóptero Ingenuity, que através de várias sessões de voo irá ajudar a explorar a superfície de Marte.
Este “pequeno” helicóptero pesa cerca de 1,8 kg e já conseguiu alcançar feitos impressionantes. Após ter sido libertado do rover, o Ingenuity conseguiu sobreviver com sucesso à sua primeira noite totalmente sozinho em Marte, onde enfrentou temperaturas extremamente baixas.
Relembro que este helicóptero é alimentado através de energia solar, que alimenta não só os seus rotores, mas também todo o seu sistema de gestão de temperatura.
Durante os próximos dias irão ser realizados testes constantes, para garantir que o seu primeiro voo poderá ser realizado no dia 14 de abril.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: Space.com
NASA publica foto colorida tirada pelo helicóptero Ingenuity em Marte
Estamos a apenas alguns dias do primeiro voo do “mini-helicóptero” Ingenuity, transportado até Marte a bordo do rover Perseverance. Agora, a NASA publicou a primeira foto colorida tirada pelo helicóptero, após ter sobrevivido a sua primeira noite sozinha em Marte.
Ainda que este feito possa parecer de pouca relevância, as noites na cratera de Jezero chegam a alcançar temperaturas de -90 ºC. Com estas temperaturas, existia a possibilidade dos circuitos e baterias do helicóptero não resistissem, mas isso não aconteceu.
Outros artigos interessantes: