Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence, da NOVA Information Management School (NOVA IMS) é reconhecido pelo quarto ano consecutivo como um dos melhores mestrados do mundo na área tecnológica. Segundo o coordenador científico do curso, Miguel de Castro Neto, “a gestão das empresas e das organizações exige hoje competências reforçadas ao nível da capacidade de análise e decisão com base em dados”. Devido ao alto volume de dados produzidos atualmente, é essencial que os gestores modernos saibam como transformar essa informação em um poderoso ativo para as organizações.
Vale lembrar que, no final de 2020, a quantidade de novos dados criados atingiu os 44 biliões de gigabytes – 90% dos quais apenas nos últimos dois anos. A International Data Corporation prevê que esse número atinja os 175 biliões de gigabytes em 2025. Dito isto, a recolha e capacidade de análise da informação, com recurso às mais avançadas técnicas de data analytics e ferramentas de inteligência artificial, são skills extremamente valorizadas pelo mercado de trabalho, com aplicação transversal aos vários setores de atividade.
A NOVA IMS vê ainda reconhecidos mais seis mestrados e pós-graduações entre os melhores do mundo, com destaque para o Mestrado em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Análise e Gestão de Risco, que ocupa o segundo lugar a nível mundial, e para a Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde, na terceira posição a nível global. Seis dos programas analisados foram considerados ainda como sendo os melhores de Portugal e encontram-se no top 3 a nível europeu.
Pedro Saraiva, diretor da NOVA IMS, ressalta que vivemos em ambientes que são cada vez mais globais e de Big Data e que, neste sentido, a instituição segue alinhada com o objetivo estratégico de afirmar-se a nível internacional neste setor. “A qualidade do ensino da NOVA IMS, nestas áreas emergentes do conhecimento, fica bem patente nos vários lugares de topo alcançados. Este é um feito que temos alcançado, ano após ano, com grande consistência e que é um grande incentivo para continuarmos a formar profissionais naquelas que são, realmente, as profissões do futuro”, conclui.
Conheça alguns dos melhores mestrados do mundo disponíveis na NOVA IMS
O sistema de avaliação internacional da Eduniversal abrange mais de 5.500 mestrados, pós-graduações e MBAs em 154 países. Assenta num sistema de pontuação que cruza múltiplas variáveis, como a opinião dos recrutadores, o nível de excelência da escola, o salário no primeiro emprego, o nível de satisfação dos alunos – medido através de inquérito – o número de diferentes nacionalidades registadas nos cursos, entre outros.
Dicionário Priberam “engorda” com quase 600 novas palavras
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa está um ano mais velho: no passado dia 1 de abril, comemorou o seu 12º aniversário, discretamente e sem grandes celebrações, por respeito às medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da covid-19. A novidade é que, de acordo com o dicionário, em 2021 já foram adicionadas perto de 600 novas palavras.
Quanto ao facto de o Dicionário Priberam estar mais anafado, “a culpa não é do confinamento, mas dos mais de 2.200 novos verbetes que passou a registar em 2020, só no primeiro trimestre deste ano, foram já adicionados 592 verbetes”, pode ler-se num comunicado divulgado essa semana pelo Priberam.
Outros artigos interessantes: