O Instagram está a trabalhar na sua própria versão das salas de bate-papo de áudio e surge como mais novo concorrente do Clubhouse, segundo informações partilhadas via Twitter por um perfil já conhecido por vazar novidades relacionadas com o desenvolvimento de apps.
Vale lembrar que, recentemente, a plataforma lançou as Live Rooms, que permitem que até quatro utilizadores realizem transmissões de vídeos em direto para as suas respetivas audiências. Se as salas de áudio forem efetiva lançadas, elas marcariam um afastamento do conteúdo usual de fotos e vídeos do Instagram.
Lançado originalmente como uma app para partilha de fotos, o Instagram segue em franca evolução desde que foi adquirido pelo Facebook em 2012. Além de seus recursos como as “Stories” inspiradas no Snapchat e o “Reels” que veio logo a seguir à febre do TikTok, uma secção de compras inteiramente nova foi adicionada à plataforma. Isso sem falar no poder de alcance e engagement do recurso IGTV!
Embora a funcionalidade de transmissão ao vivo com outros utilizadores possa ter sido adicionada de qualquer maneira em algum ponto, sua marca como Live Rooms parece muito com uma resposta à popularidade explosiva do Clubhouse.
Não é segredo para ninguém que o modus operandi do Facebook é, basicamente, “agarrar” boas ideias aplicadas com sucesso em outras apps e experimentá-las por conta própria nas plataformas que possui. É por isso que o tweet de Alessandro Paluzzi — com as capturas de tela a mostrar um ícone de microfone logo ao lado de um ícone de vídeo para transmissões ao vivo — não é assim tão surpreendente.
Salas de áudio do Instagram: como funcionaria o concorrente do Clubhouse?
Em primeiro lugar, é importante observar que o recurso de salas de áudio que aparece na captura de tela do tweet apresentado anteriormente estaria em desenvolvimento, podendo nunca ser implementado. No entanto, se esse que seria mais um concorrente do Clubhouse for mesmo implementado, a questão ligada à aparência do recurso, do ponto de vista da experiência do utilizador, precisa ser aprimorada.
No momento, o ícone é mostrado por si só e não como parte de outro recurso, o que sugere que poderá ser considerado um recurso à parte dentro do próprio Instagram. Isso significa que, ao entrar numa sala, o utilizador veria uma lista de palestrantes e uma lista de público, assim como já acontece no Clubhouse e no Twitter Spaces.
Isso poderia parecer um tanto estático e não tão inteligente quanto a abordagem visual usual do IG, mas talvez houvesse uma maneira de usar o conteúdo dos feeds dos palestrantes. O que significa que os utilizadores teriam de permanecer “presos” numa sala para continuar a ouvir os conteúdos em áudio, o que poderia prejudicar a navegação dinâmica usual do Instagram.
Uma solução alternativa e mais elegante poderia passar pela possibilidade de que a trilha de áudio da sala fosse minimizada, ando ao utilizador liberdade para ouvir as conversas nas salas e navegar pela app simultaneamente — esse tipo de abordagem é utilizada, por exemplo, pelo Soundcloud.
Fontes: ScreenRant | Wolrd Today News
LinkedIn também está a trabalhar em app concorrente do Clubhouse
Mais um concorrente do Clubhouse confirmado! Após outras redes sociais como Twitter, Facebook e Spotify anunciarem a criação das suas próprias versões da app baseada exclusivamente em áudio, agora é a vez da rede social profissional informar que, em breve, um dos novos recursos do LinkedIn serão as salas de áudio ao vivo.
Outros artigos interessantes: