Até agora a mais recente missão da NASA em Marte, que começou com a aterragem bem sucedida do rover Preserverance, tem ganho grande destaque pela possibilidade de vermos o primeiro helicóptero a voar em Marte. No entanto, o “pequeno” Ingenuity parece estar a enfrentar algumas dificuldades.
Obviamente, este tipo de missões envolve um número incalculável de variantes e detalhes muito complicados de controlar, sendo impossível aceder ao helicóptero caso algo dê problemas sérios. Por isso, a equipa de engenheiros da NASA tem tomado decisões de precaução, para que tudo corra pelo melhor.
Originalmente, o “mini” helicóptero Ingenuity estaria agendado para ter o seu primeiro voo em Marte no passado dia 11 de abril. No entanto, após resultados de testes preliminares indicarem valores inferiores ao desejado para a velocidade dos seus rotores, acabou por ser cancelado.
Helicóptero Ingenuity está prestes a realizar o primeiro voo em Marte
Agora, após realizarem importantes modificações no seu software e uma reinstalação completa do sistema de controlo de voo, a NASA confirmou que o primeiro voo será realizado no dia 19 de abril (segunda-feira). De acordo com as informações adiantadas pela agência espacial, o voo está agendado para as 11h15 da manhã de segunda-feira, tendo transmissão ao vivo através do canal de YouTube da NASA.
Ainda que este não seja o principal objetivo desta missão, um voo bem-sucedido do Ingenuity poderá representar um avanço tremendo nas capacidades de exploração de outros planetas. Os rovers são bastante limitados na capacidade de analisar o terreno no seu redor e, com um pequeno helicóptero estas limitações deixarão de existir.
Este primeiro voo será bastante básico, sendo ainda uma fase de testes para garantir o seu bom funcionamento. Assim, espera-se que o Ingenuity se eleve até cerca de 3 metros, mantenha a sua posição de cerca de 30 segundos, realize uma rotação e volte a aterrar.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: The Verge
Marte ainda tem água! Mas está a desaparecer com tempestades de poeira
Durante muito tempo foi investigada a presença de água em Marte, tendo sido confirmada a presença de água no planeta em vários estudos e investigações. Agora, novas informações revelam os motivos principais pelo qual o planeta vermelho continua a perder água constantemente.
De acordo com dois estudos recentes, a água ainda presente em Marte continua a “desaparecer” devido às mudanças de estações e constantes tempestades de poeira.
Outros artigos interessantes: