A NASA continua a alcançar grandes avanços na exploração de Marte, especialmente graças aos voos bem sucedidos do helicóptero Ingenuity. Esta é a primeira vez que a agência espacial norte-americana consegue explorar outro planeta utilizando um mini-helicóptero.
Após alguns atrasos no seu primeiro voo, o Ingenuity parece estar a adaptar-se cada vez melhor a viajar nos céus de Marte, ao realizar o seu terceiro e maior voo de sempre. Como podes ver no vídeo em baixo, no dia 25 de abril (domingo) o helicóptero realizou um voo total de 100 metros e durante 80 segundos.
Este foi o seu voo mais ambicioso até há data, tendo-se elevado a uma altura máxima de 5 metros. É verdade que os números podem parecer irrelevantes para muitos, mas não nos podemos esquecer que o Ingenuity está num planeta que se encontra a 297 milhões de quilómetros de distância.
Este pequeno helicóptero foi transportado para Marte a bordo do rover Preserverance, que continua a explorar o solo marciano. Entre os vários objetivos que pretendem ser alcançados com o Ingenuity, um dos mais importantes é a possibilidade de explorar o terreno à frente dos seus rovers, podendo evitar acidentes e traçar melhores rotas.
NASA quer levar o Ingenuity ao limite, mesmo que signifique um acidente em Marte
A equipa de engenheiros da NASA já revelou que este voo de domingo foi o mais ambicioso até agora. No entanto, os seus planos envolvem levar o Ingenuity aos limites, mesmo que isso signifique que venham a ter um acidente em Marte.
Este será certamente apenas um dos vários mini-helicópteros que serão utilizados no futuro para exploração de outros países. Por isso, não é uma surpresa descobrir que a equipa de responsáveis pretende explorar todas as capacidades do Ingenuity, mesmo que isso resulte na sua destruição.
Além do vídeo de voo, foram também reveladas fotografias capturadas pela sua câmara colorida, que nos permite ver na perfeição as marcas deixas pelo rover Perseverance na exploração de Marte.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: BBC
Marte ainda tem água! Mas está a desaparecer com tempestades de poeira
Durante muito tempo foi investigada a presença de água em Marte, tendo sido confirmada a presença de água no planeta em vários estudos e investigações. Agora, novas informações revelam os motivos principais pelo qual o planeta vermelho continua a perder água constantemente.
De acordo com dois estudos recentes, a água ainda presente em Marte continua a “desaparecer” devido às mudanças de estações e constantes tempestades de poeira.
Outros artigos interessantes: