Um novo estudo realizado por Douglas Leith, da Trinity College na Irlanda, revelou dados assustadores sobre a quantidade de informação enviada constantemente por todos os smartphones Android para a Google. Neste estudo, foi feita a comparação entre o Android e iOS, onde os resultados também foram impressionantes.
Vê também: Finalmente! Android Auto chegou oficialmente a Portugal
De acordo com Leith, mesmo quando as configurações de partilha de informação são mínimas, tanto os smartphones Android como iOS enviaram informações para a Google e Apple a cada 5 minutos. Estes números foram verificados quando os dispositivos se encontravam em standby. Muito provavelmente a frequência cresce exponencialmente quando estes são utilizados.
O investigador realçou que entre as várias informações enviadas para as empresas, encontram-se informações privadas sobre os smartphones, tal como:
- IMEI
- Número de série do dispositivo
- Número de série do cartão SIM
Estas informações são enviadas, mesmo que o utilizador tenha recusado a sua partilha.
Volume de informação recolhida pela Google de cada smartphone Android é simplesmente ridícula
Durante o arranque de cada smartphone Android, é enviada informação para a Google num pacote que por média tem 3,6MB. Douglas Leith decidiu escalar estes dados para todos os smartphones Android ativos nos Estados Unidos, revelando que a cada 12 horas a Google recolhe cerca de 1,3TB dos seus utilizadores.
A Google já tentou desacreditar este estudo, afirmando que os valores apresentados têm uma margem de erro brutal. Além disso, a empresa afirma ainda que as comunicações referidas são essenciais para garantir que o sistema operativo “funciona como previsto, e que o smartphone está seguro e a correr de forma eficiente“.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: TechRadar
13 Melhores Ferramentas para Gestão de Redes Sociais
Com tantos canais para dar conta, boas ferramentas para gestão de redes sociais são imprescindíveis para os profissionais de marketing digital. Confira neste artigo a seleção com as favoritas da equipa do Techenet!
As redes sociais já são parte indispensável dentro de uma estratégia de marketing digital. No entanto, só porque mais de 3 bilhões de pessoas utilizam essas plataformas ao redor do mundo, não significa que é fácil aproveitar o potencial existente em cada uma delas.
Outros artigos interessantes:
» Google recusa-se a marcar presença na MWC 2021
» Fã do PUBG Lite no PC? Temos más notícias!
» Kia EV6 é o novo crossover elétrico “irmão gémeo” do Hyundai Ioniq 5