Como vai ser o novo ecossistema de trabalho? Quais as novas relações entre empresas e colaboradores? A pandemia da Covid-19 veio alterar alguns métodos e acelerou o futuro. A Mind Source traçou o panorama e tendências expectáveis da vida profissional das empresas.
Rui Reis, Executive Director da Mind Source sublinha que a empresa “percebeu rapidamente que o paradigma de trabalho iria alterar-se […] e estamos já a implementar os processos e tecnologias que permitem às nossas equipas e aos nossos clientes encararem com otimismo as implicações das novas formas de trabalharmos”. O panorama expectável traçado pela Mind Source assenta em 4 áreas.
A pandemia e todas as restrições a que somos diariamente impostos antecipou o futuro do trabalho e reinventou o setor empresarial. As empresas adotaram uma estratégia mais focada nos profissionais ao considerarem-nos os ativos mais valiosos.
Esta experiência que estamos a viver levou a várias conclusões acerca do modelo de trabalho a implementar daqui em diante. O novo modelo de trabalho é híbrido, permitindo aos colaboradores conciliar deadlines de projetos com a sua vida pessoal. Esta foi uma das principais conclusões do estudo realizado pela Mind Source em 2020 durante o primeiro confinamento.
As novas tecnologias desempenham um papel fundamental na implementação do modelo híbrido, beneficiando tanto colaboradores como empresas. Inteligência artificial, aumento de automação e democratização total de colaboração digital são tecnologias inovadoras que crescem cada vez mais no seio do setor empresarial. A forma como as empresas lidam com as suas equipas e incentivam à responsabilidade social dos colaboradores, pode fazer a diferença. Na Mind Source esta responsabilidade cívica e social traduz-se muito na igualdade de oportunidades, valorização da igualdade de género, bem como adoção de planos de apoio para todos na empresa.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Google apoia empresas startups em Portugal
O Google for Startups anunciou o lançamento do programa Startup School que se destina a fundadores e respetivas equipas de startups em fases iniciais de desenvolvimento (early stages) e visa ajudá-las com ferramentas, produtos e as competências de que necessitam para responder aos desafios do dia a dia. O programa virtual Startup School inclui formações online gratuitas e irá decorrer ao longo de 5 semanas, entre 8 de Abril e 4 de Maio.
No total estão previstas 10 sessões que incluem formação sobre produtos da Google relevantes para a startups como o Analytics, Ads, YouTube, Cloud, etc bem como partilha de conhecimento de empreendedores locais sobre temas relevantes para startups como OKRs, trabalho remoto, obtenção de financiamento e como ter foco internacional desde o primeiro dia.
Outros artigos interessantes:
» NOS e Amazon apostam nas startups que tiram partido do 5G em Portugal
» O futuro do trabalho pós-pandemia
» Consumo: descubra quais são os 5 desafios da gestão de dados