O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa está um ano mais velho: no passado dia 1 de abril, comemorou o seu 12º aniversário, discretamente e sem grandes celebrações, por respeito às medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da covid-19. A novidade é que, de acordo com o dicionário, em 2021 já foram adicionadas perto de 600 novas palavras.
Quanto ao facto de o Dicionário Priberam estar mais anafado, “a culpa não é do confinamento, mas dos mais de 2.200 novos verbetes que passou a registar em 2020, só no primeiro trimestre deste ano, foram já adicionados 592 verbetes”, pode ler-se num comunicado divulgado essa semana pelo Priberam.
De acordo com o dicionário, muitas destas palavras incluídas em 2021 “refletem novos termos associados à Covid-19 ou à área da medicina em geral”, como “aeromédico, antiescaras, aquarentenar, autoteste, borderline, imunotolerante, oncogenicidade, porta-máscara, salva-orelhas, uranálise ou virtópsia“, por exemplo.
Também foram adicionados novos gentílicos, como “avisense, baleárico, cratense, diliense, monfortense, nisense, ouriquense, pinhelense, rio-tintense, sabugalense ou velense”, além de termos de outras áreas, como “antifraude, braquiação, coluvial, deotropismo, encorricado, gamer, heterocaracterização, indo-pacífico, jurubita, luso-senegalês, misofilia, narcossubmarino, párodo, ressemantização, sinequismo, trapudo, uado, verrumante ou xamânico”.
Dicionário Priberam com quase 600 novas palavras e a mais pesquisada é…
No que diz respeito às buscas realizadas no dicionário, o Priberam revelou também que, só no primeiro trimestre deste ano, “já foram feitas mais de 78 milhões de pesquisas” por mais de 14 milhões de utilizadores, o que representa “um crescimento de cerca de 30% relativamente ao mesmo período de 2020”.
A palavra mais pesquisada durante este período foi “postigo”, “por razões relacionadas com as regras para o comércio durante o confinamento”.
Para os mais curiosos, é possível ter uma ideia sobre o que aconteceu em mais um ano de vida do Dicionário Priberam através do balanço do ano passado ou, ainda, através do site O Ano em Palavras.
O site Ano em Palavras apresenta algumas das palavras mais pesquisadas ao longo do ano no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, associadas a acontecimentos nacionais e internacionais que se destacaram a nível político, económico, cultural ou social.
Em 2020, nem mesmo o Dicionário Priberam escapou ao tema da pandemia da covid-19 e aos seus efeitos. Grande parte das consultas deste ano está relacionada com este tema e com os acontecimentos que dele decorreram.
Pelo quarto ano consecutivo, a parceria com a agência Lusa permite ilustrar cada palavra com uma notícia e uma fotografia, fazendo assim um retrato rápido do ano de 2020. As palavras são apresentadas cronologicamente, de janeiro a dezembro, com a possibilidade de clicar na sua definição ou na notícia correspondente para saber mais.
Inteligência Artificial da Priberam integra Projeto Selma
A Priberam, empresa portuguesa fundada em 1989, é uma das cinco empresas europeias que integram o consórcio SELMA. O grande objetivo do projeto SELMA – Stream Learning for Multilingual Knowledge Transfer – é a criação de uma plataforma multilingue open-source (código aberto) capaz de processar grandes volumes de conteúdo, que integrará um sistema de Inteligência Artificial capaz de compartilhar informações sobre fluxos de dados – e manter o valor agregado de cada idioma.
Com este projeto, pretende-se criar uma plataforma que permitirá a profissionais e entidades de monitorização de média, bem como aos jornalistas, pesquisar, monitorizar e organizar quantidades massivas de dados e conteúdos. Além disso, a plataforma irá também permitir o enriquecimento de conteúdos audiovisuais através da transcrição, tradução, dobragem e legendagem automáticas, desta forma tornando estes conteúdos mais acessíveis a diferentes públicos, independentemente do seu idioma nativo.
Outros artigos interessantes: