A LG confirmou oficialmente a sua saída do mercado mobile no início desta semana, justificando a sua saída com a possibilidade de se focar noutros setores. A empresa sul-coreana é uma das fabricantes com maior história no mercado, mesmo após o início da era dos smartphones.
Vê também: Brasil quer banir as loot boxes e punir infratores com multas pesadas!
Aliás, a LG é responsável por algumas inovações muito importantes para o smartphone como o conhecemos hoje em dia, sendo que grande parte das características que vemos num topo de gama em 2021, teve a sua estreia num modelo LG. Assim, vamos listar cinco dos smartphones com algumas das maiores contribuições da marca para o mercado.
LG Prada (KE850), o primeiro ecrã tátil capacitivo
O LG Prada (KE850) é um smartphone que muito facilmente é esquecido pelos fãs de tecnologia, mas que será, possivelmente, o mais importante desta lista. Este terminal foi anunciado em janeiro de 2007 e deu origem à imagem que agora identificamos como um smartphone: um dispositivo inteligente com um ecrã tátil capacitivo a ocupar a sua frente.
Apesar deste smartphone dar uma sensação de regresso ao passado, a verdade é que o Prada tem o título de primeiro smartphone com ecrã tátil capacitivo, que muitas vezes é atribuído, erroneamente, ao iPhone, cujo anúncio aconteceu seis meses depois da chegada ao mercado do LG Prada.
LG G Flex, o primeiro “dobrável”
Alguns anos mais tarde, em 2013, após estabelecer-se como uma das principais marcas do setor, a LG apresenta uma proposta que, àquela data, mais nenhuma fabricante se atrevia a lançar. O LG G Flex é um dos smartphones mais memoráveis da marca, pelo seu ecrã curvo e flexível, capaz de suster alguma pressão sem partir.
A ideia da LG prendia-se com os inúmeros acidentes onde os smartphones eram danificados por não serem flexíveis, pelo que o G Flex resolvia esse problema graças à curvatura do seu ecrã e chassis. Para além deste pormenor, o smartphone possuía uma pintura que era capaz de “curar” alguns riscos menores, que eram disfarçados na pintura.
Se esta pintura especial não foi propriamente adoptada, a verdade é que apenas nos últimos anos voltamos a ver smartphones com ecrãs dobráveis. Ainda que o conceito da LG fosse diferente dos atuais Fold da Samsung ou da Xiaomi, a verdade é que esta foi a primeira empresa a apostar verdadeiramente numa construção preparada para ser ligeiramente dobrada.
LG G3, a globalização do Quad HD
Provavelmente o smartphone mais “normal” desta lista, o LG G3 foi o smartphone mais bem-sucedido da fabricante sul-coreana. Concorrendo com terminais como o Samsung Galaxy S5 ou o Google Nexus 6, o G3 conseguia ombrear com qualquer proposta do mercado, tendo atraído muitos fãs.
No entanto, o grande destaque deste smartphone prende-se, novamente, com o ecrã. O LG G3 foi o primeiro smartphone distribuído a nível global a oferecer um ecrã Quad HD com uma densidade de 538 pixeis por polegada, sendo apenas antecipado pela Oppo, que à altura era uma empresa limitada ao território chinês.
A verdade é que esta característica foi imediatamente adoptada por quase todas as fabricantes para os seus smartphones de topo, sendo ainda hoje o standard do mercado premium, com o G3 a ser um dos principais responsáveis pela popularidade da resolução Quad HD.
LG G5, a tentativa modular e a câmara grande-angular
Se até aqui a LG vinha afirmando-se como uma das principais fabricantes do mercado Android, a verdade é que a empresa sul-coreana teve o seu principal ponto de viragem no LG G5. Este terminal surpreendeu o mundo com os seus módulos, que facilitavam a troca de baterias e traziam funcionalidades extra que deixavam outras propostas do mercado sem resposta.
A verdade é que a implementação deste sistema não foi a melhor, com o tema do G5 a ser essencialmente dominado pelas vantagens dos módulos, o que o tornou não só difícil para convencer o público perante os smartphones mais convencionais da Samsung e da Huawei, mas também perante a proposta modular mais simples do Motorola Moto Z.
A fraca implementação dos módulos foi imediatamente reconhecida pela LG, que não deu seguimento a esta tecnologia no G6, tendo esta falha representado um prejuízo de milhões e uma mudança de paradigma para a LG, dando início a anos muito difíceis para a empresa neste setor.
Não podemos, no entanto, esquecer outra inovação que, contrariamente aos módulos, é hoje uma característica essencial de qualquer smartphone. Falamos da câmara grande-angular do G5, que à altura era única no mercado e, durante vários anos, a LG foi a única fabricante a manter uma grande-angular como câmara secundária, mesmo com a insistência de outras marcas em utilizarem sensores telephoto ou monocromáticos.
LG Wing, a sensação das redes sociais
Chegados a 2020, parece haver sinais de recuperação dos anos áureos inovadores da empresa. Para além de propostas mais convencionais como o Velvet, vimos também chegar um dispositivo que se revelou imediatamente uma sensação na internet.
O LG Wing impressionou de imediato os fãs de tecnologia e o mundo com o seu duplo ecrã, que pode ser aberto em “T”, oferecendo uma proposta única no mercado dos smartphones dual-screen. Este design abre várias soluções à utilização, a visualização de vídeos em formato full-screen, mantendo a possibilidade de utilizar na vertical outras aplicações, bem como algumas utilizações do Google Maps ou até sessões de jogo onde o multitasking é não só possível, mas também incentivado.
O Wing impressionou de tal forma o público que o famoso youtuber MKBHD viu a sua publicação no Tik-Tok explodir para vários milhões de visualizações.
Menções honrosas
Não podíamos terminar este artigo sem deixar de mencionar alguns dispositivos que, apesar do seu impacto não estar ao nível dos acima mencionados, merecem também uma breve menção da nossa parte.
Começando pelo inicio da última década, a LG surpreendeu em 2011 com os Optimus 2x e Optimus 3D, que em Portugal chegaram com o nome “Maximus” 2X e 3D. Começando pelo Optimus 2X, este foi o primeiro smartphone do mundo a utilizar um processador dual-core, bem como a dar ao utilizador a possibilidade de gravar vídeo em 1080p, podendo conectar-te a um monitor externo através da sua entrada HDMI. Por outro lado, o Optimus 3D foi o primeiro smartphone com duas câmaras traseiras, ainda que a sua utilização 3D não tenha ganho popularidade.
O papel da LG como fabricante de smartphone Android atingiu o seu pico entre 2013 e 2015, tendo sido nesse período que a Google estabeleceu relações próximas com a empresa sul-coreana para o desenvolvimento da linha Nexus. Dois dos modelos mais icónicos foram precisamente os Nexus 5 e 5x, smartphones muito acarinhados pelo público e que, para muitos fãs, foram os dois melhores Nexus a chegar ao mercado.
A LG é ainda responsável por trazer ao mercado o primeiro smartphone com processador quad-core (G4x), o primeiro smartphone com segundo ecrã (V10), o primeiro ecrã com formato 18:9 (G6) e o primeiro sistema de três câmaras traseiras (V40).
Curiosamente, o LG Rollable preparava-se para ser em breve o primeiro smartphone com ecrã enrolável a chegar ao mercado, tornando-se em mais um enorme contributo da marca. Infelizmente, a fabricante decidiu por um ponto final numa história rica em inovação, mas cuja sustentabilidade nunca foi garantida. Fica agora a questão, que deixamos aos nossos leitores: que empresa conseguirá ocupar a vaga deixada pela LG no mercado mobile?
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Cuidado! Aplicação falsa do Netflix espalha malware nos Android
Mais uma vez temos de chamar à atenção para uma aplicação para smartphones Android que está a espalhar malware para milhões de utilizadores. Desta vez, os hackers decidiram criar uma aplicação maliciosa que se fazia passar pelo Netflix.
A Google já removeu a aplicação da Google Play Store, mas caso um utilizador já tenha instalado a aplicação é preciso que seja removida manualmente.
Outros artigos interessantes:
» Huawei Watch 3 poderá ser anunciado em breve e traz surpresas!
» iPhone 13 vai ajudar a bater recorde de vendas da Apple! 240 milhões de smartphones só em 2021
» Ansioso pela Nintendo Switch Pro? Firmware 12.0 contém referências a novo modelo 4K!