A mineração de criptomoedas pode já ter-te impedido de conseguir comprar uma das novíssimas placas gráficas Nvidia RTX 30 ou AMD Radeon RX 6000, mas em breve poderá vir a ser muito complicado conseguires substituir o disco rígido ou SSD do teu computador.
Uma nova criptomoeda, que dá pelo nome de Chia Coin e foi criada pelo fundador do BitTorrent, é minada através do espaço em disco e na China existem já quintas de mineração que fizeram disparar os números de vendas dos dispositivos de armazenamento, ao ponto de se verificarem rupturas de stock.
Chia Coin recorre a discos rígidos e SSDs para garantir rendimentos
Enquanto a Bitcoin recorre às placas gráficas e ao modelo de prova de trabalho para garantir rendimentos, a Chia Coin recorre a um modelo de prova de espaço e tempo. Segundo os seus criadores, a ideia é colocar no mercado uma cripto mais “amiga do ambiente,” usando o espaço disponível nos dispositivos de armazenamento uma vez que estes exigem menos recursos energéticos e são mais baratos.
Como comparação, basta olharmos para as placas gráficas dispendiosas e altamente exigentes em termos energéticos que são necessárias para minar Ethereum. De acordo com relatos recentes, os adeptos da criptomoedas estão atentos à evolução da Chia Coin e estão já a provocar problemas de stock de discos rígidos e SSDs em alguns países asiáticos.
Mais procupante será mesmo o crescimento considerável das vendas de discos rígidos convencionais com capacidades entre os 4 e os 18 TB. Na área de Hong Kong, por exemplo, os preços subiram já dos 26 para os 76 dólares, tendência que apenas vai crescer nos próximos meses à medida que a Chia ganhe maior tração.
Uma das maiores fabricantes de discos SSD da China relatou já que os seus discos NVMe M.2 de alto desempenho com capacidades de 1 e 2 TB desapareceram das prateleiras, com a escassez de componentes que assola o planeta a dificultar a satisfação da procura.
SSDs para consumidores não são os melhores para minar Chia Coin
O processo de mineração da Chia Coin exige grandes quantidades de espaço livre em disco e componentes de alta resistência, por isso a melhor opção serão mesmo os discos rígidos tradicionais e os SSD usados em centros de dados.
Especialmente no caso dos discos em estado sólido para consumidores, o número limitado de escritas e leituras faz com que o seu tempo de vida seja mais reduzido, facto que estará a motivar trocas constantes.
Caso a Chia Coin ganhe maior popularidade, é muito provável que se venha a assistir a uma escassez na disponibilidade de dispositivos de armazenamento. Mesmo que os SSD para consumidores não sejam a melhor opção, em breve podem ser a única alternativa e voar das prateleiras, à semelhança do que tem acontecido com as placas gráficas.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: Extreme Tech
RedMagic Watch: o smartwatch gaming chega a Portugal com preço aliciante!
Durante o evento de apresentação do novo smartphone gaming RedMagic 6, a Nubia avançou também com a apresentação do seu primeiro smartwatch gaming, o RedMagic Watch. No entanto, apesar de ter sido apresentado, ainda não tinha chegado aos mercados europeus.
A partir de hoje, o smartwatch Nubia RedMagic Watch já está disponível em Portugal e pode ser comprado através da loja online oficial da marca por um aliciante preço de apenas 99 euros.
Este é um relógio inteligente que poderá ser ideal para qualquer tipo de utilizador, não sendo apenas interessante para fãs de produtos virados para o universo gaming.
Outros artigos interessantes: