Os computadores Mac da Apple tiveram um crescimento significativo no número de vendas no primeiro trimestre deste ano, duplicando o valor alcançado no mesmo período do ano passado. A tecnológica americana vendeu 6.7 milhões de modelos Mac no período compreendido entre janeiro e março deste ano, superando os 3.1 milhões do período homólogo.
Os dados surgem a partir de uma análise da IDC, e apontam para um crescimento de 111.5% neste setor que ajudou também a Apple a conseguir aumentar a sua fatia de mercado. No primeiro trimestre de 2020 a marca detinha 5.8% do mercado de computadores, passando este ano para os 8%. Mesmo com esta subida, a Apple continua atrás da Lenovo, HP e Dell, as três marcas dominantes neste segmento de mercado.
Computadores Mac da Apple são cada vez mais populares
Em termos gerais, o mercado de computadores verificou um crescimento significativo durante os primeiros meses deste ano. As vendas globais de portáteis, desktops e workstations subiram 55.2% em relação ao mesmo período de 2020 e a IDC atribui parte desse sucesso à escassez de componentes que começou precisamente no primeiro trimestre do ano passado mas cujo impacto diminuiu nos primeiros meses de 2021.
A insatisfação da procura que começou no ano passado traduziu-se nos resultados acima da média deste ano, à medida que o mercado continua a tentar ajustar-se aos constrangimentos atuais. Referência ainda para um aumento visível dos preços, fruto também das consequências da escassez e dificuldades logísticas que se têm feito sentir.
A indústria de videojogos é tida como um dos motores deste crescimento do mercado de computadores, aumentando a procura por equipamentos mais poderosos e consequentemente mais dispendiosos.
No caso concreto da Apple, os números agora revelados apontam para a continuidade de uma tendência de crescimento que já se verifica desde 2020. As receitas da gigante de Cupertino com os computadores Mac chegaram aos 8.67 mil milhões de dólares no último trimestre do ano passado, num crescimento estimado de 21%.
Estes valores devem subir ligeiramente este ano, cimentando a posição da Apple no mercado e a popularidades das suas ofertas, especialmente desde a revelação dos computadores equipados com o poderoso chip M1.
via: IDC
4 Dicas do Google Workspace para trabalhar com equipas remotas
Com muitas empresas a considerar a melhor forma de manter as equipes conectadas quando nem todos podem estar no mesmo local, o Google Workspace disponibiliza apps de videoconferência, chat em grupo e colaboração em documentos que facilitam o trabalho remoto onde quer que esteja. O impacto do COVID-19 acabou por transformar a realidade de milhares de trabalhadores de maneiras sem precedentes, trazendo à baila um tema de grande relevância e que cada vez mais é debatido: será possível trabalhar a partir de casa ou é preciso estarmos preso ao local de trabalho para sermos produtivos?
Como parceira da Google em Portugal, a NEEACONSULTING oferece todos os serviços necessários para migrar com sucesso qualquer empresa para uma das suites de produtividade e messaging mais avançada da atualidade, desde o licenciamento, à configuração do sistema, formação dos utilizadores e suporte técnico, utilizada por mais de 6 milhões de empresas em todo o mundo.
Outros artigos interessantes: