O Apple AirDrop é uma das funcionalidades mais populares entre os utilizadores de produtos da gigante de Cupertino, permitindo a partilha prática e rápida de ficheiros através de Wi-Fi e Bluetooth. No entanto, uma falha de segurança foi descoberta por investigadores da Technische Universitat Darmstadt na Alemanha, que pode expor dados privados dos utilizadores.
De acordo com as informações publicadas, a simples abertura do painel de partilha num dispositivo iOS ou macOS pode deixar os utilizadores em risco, ficando com informações sobre o seu número de telefone e email vulneráveis.
Os investigadores salientam ainda que esta falha de segurança está presente na forma como os processos do AirDrop decorrem, não sendo exclusivo de aplicações de terceiros.
Como funciona a falha de segurança no Apple AirDrop?
Os investigadores da universidade alemã revelam que o problema está relacionado com os processos utilizados pela Apple para “mascarar” as informações privadas dos utilizadores durante as transferências, como por exemplo o email e número de telefone.
No entanto, verificaram que este processo falha em garantir que o processo é tão seguro e privado quanto seria desejado, sendo possível reverter as informações mascaradas com técnicas relativamente simples de ataques de brute-force vulgarmente dominadas por hackers.
Para já, a Apple ainda não reconheceu a existência desta vulnerabilidade, o que confirma a inexistência de uma correção para esta falha de segurança. Por isso, a forma mais segura de garantir que não és vítima de um ataque, é manter a funcionalidade AirDrop desligada sempre que não é utilizada.
É deixada ainda a recomendação de, em situações normais, manter o AirDrop apenas disponível para os teus contactos, em vez de qualquer pessoa que esteja na proximidade.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: Technische Universitat Darmstadt
Netflix: 10 estreias em maio que não vais querer perder!
A Netflix teve recentemente a sua melhor noite dos Oscars de sempre, mesmo não conseguindo vencer nenhuma das principais categorias. No entanto, os seus rivais conseguem ganhar cada vez mais popularidade e a sua liderança fica cada vez mais curta.
Para garantir que os seus fãs se mantêm fieis, a gigante do streaming precisa de continuar a apostar no lançamento de novos filmes e séries originais, assim como no lançamento atempado de novas temporadas das séries mais populares da atualidade.
Outros artigos interessantes: