Mais uma vez temos de chamar à atenção para uma aplicação para smartphones Android que está a espalhar malware para milhões de utilizadores. Desta vez, os hackers decidiram criar uma aplicação maliciosa que se fazia passar pelo Netflix.
Vê também: Brasil quer banir as loot boxes e punir infratores com multas pesadas!
A Google já removeu a aplicação da Google Play Store, mas caso um utilizador já tenha instalado a aplicação é preciso que seja removida manualmente.
Esta não é a primeira aplicação criada com o intuito de atacar os utilizadores e, certamente que não será a última. Neste caso, a aplicação espalhava o malware por todos os teus contactos do WhatsApp, respondendo a todas as mensagens recebidas sem que desses conta.
FlixOnline é uma aplicação que se disfarça de Netflix para atacar os utilizadores
Ainda que o nome da aplicação em nada seja semelhante à original App do Netflix, toda a sua interface foi criada de forma a tentar enganar os utilizadores.
Toda a interface da aplicação utiliza um tipo de letra e palete de cores idêntico à Netflix, tirando mesmo proveito do logótipo do popular serviço de streaming.
Como funciona este malware disfarçado de Netflix?
Assim como tantas outras aplicações com malware destinadas a atacar o máximo de utilizadores possíveis, também esta é extremamente perigosa.
A forma como funciona é muito simples. Ao ser instalada num smartphone Android, consegue ganhar permissões de administrador e responder a mensagens recebidas no WhatsApp sem que o utilizador dê conta, eliminando também a notificação.
Na mensagem enviada direciona os utilizadores para um site que imita o da Netflix e onde são prometidos 2 meses de serviço grátis. No entanto, não passa de uma landing page de phishing, criada para roubar os dados de login do Netflix e também os dados do cartão de crédito dos utilizadores.
Por isso, se por algum motivo tens esta aplicação no teu smartphone, apaga-a imediatamente! Além disso, mantém atenção a possíveis mensagens suspeitas que possas receber no WhatsApp.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: TheNextWeb
Smartphone Android atacado por hackers? 5 formas de o recuperares!
O número de smartphones a nível mundial cresce exponencialmente a cada ano que passa, e a tendência é para continuar a aumentar. No ano passado, um estudo publicado pela BBC referiu que mais de mil milhões de smartphones Android estão em risco de ser hackeados. Por isso, deves fazer tudo o que puderes para que não tenhas o teu smartphone Android atacado por hackers.
O principal problema deve-se com a presença de versões mais antigas do Android, que deixaram de receber atualizações de segurança. Mas, isso não quer dizer que os dispositivos mais recentes não possam também ser alvo de ataques.
Outros artigos interessantes:
» 3 melhores VPN em 2021 para garantir a segurança online
» Revolut Portugal: Como pedir o cartão grátis e abrir conta no banco online
» Onde comprar a PlayStation 5 em Portugal: Lojas e Stock! (atualização diária)