No mega evento de lançamento desta segunda-feira, a Xiaomi trouxe-nos cinco novos smartphones, estando entre eles o Xiaomi Mi 11 Lite 5G, o novo smartphone gama-média da Xiaomi que promete ser uma referência da sua categoria.
Vê também: Xiaomi Mi 11 Ultra é o melhor smartphone do mundo para fotografia
Isto porque o Xiaomi Mi 11 Lite 5G tem a importante missão de estrear o Snapdragon 780G, o processador gama-média mais potente da Qualcomm para 2021 e que vem suceder ao Snapdraogn 765G, processador que equipou terminais como o OnePlus Nord, Google Pixel 5 ou, curiosamente, o Xiaomi Mi 10 Lite. Assim, vamos conhecer todos os pormenores do novo smartphone.
Xiaomi Mi 11 Lite 5G: a estreia de um novo processador Qualcomm
O grande destaque do Xiaomi Mi 11 Lite 5G é novo processador Qualcomm Snapdragon 780G. Este processador octa-core com processo de fabrico 5nm tal como o Snapdragon 888, mas com uma capacidade de processamento que vai de encontro ao que conhecemos da gama média.
O Xiaomi Mi 11 Lite beneficia das capacidades de conectividade do Snapdragon 780G, com 5G e Wi-Fi 6, incorporando também o triplo ISP, que dará uma vantagem no processamento de imagem. O smartphone deverá ser bastante capaz no que respeita ao gaming, possuindo uma GPU Adreno 642, com performance superior (no papel) à Adreno 640 dos Snapdragon 855 e 860.
Com uma microarquitetura de 5nm, espera-se também que o processador consiga uma maior eficiência, que será necessária para compensar uma bateria de 4,250, uma capacidade apenas satisfatória para 2021 (não são poucos os smartphones que chegam com 5,000 mAh). O smartphone pode ser carregado a 33W apenas por cabo, não havendo aqui espaço para carregamento sem fios.
O design do Xiaomi Mi 11 Lite é claramente inspirado no Mi 11. Olhando ao painel traseiro de vidro, as diferenças são poucas, apesar das proporções serem ligeiramente menores (160.5 x 75.7 x 6.8 mm). A Xiaomi fez questão de dar relevo à leveza do Xiaomi Mi 11 Lite, que pesa apenas 159 gramas.
Já na frente, temos a maior diferença para o Mi 11, com um ecrã completamente plano e de menores dimensões. Trata-se de uma tela AMOLED de 6.55 polegadas, com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90Hz, para uma experiência de utilização fluída. Este ecrã não terá a mesma qualidade que os restantes da linha Mi 11, atingindo apenas 800 nits de brilho máximo, mas traz uma sensibilidade ao toque de 240Hz.
As câmaras do Xiaomi Mi 11 Lite 5G são ligeiramente inferiores ao esperado, já que o Redmi Note 10 Pro 5G, smartphoe da mesma gama da Xiaomi possui uma câmara principal de 108MP. Ainda assim, podemos contar com uma câmara principal de 64MP no Mi 11 Lite, acompanhada por uma grande angular de 8MP e uma câmara telemacro de 5MP. Já na câmara de selfies não há qualquer corte face às restantes versões, utilizando o mesmo sensor de 20MP.
No que respeita a comodidades, temos um sistema de altifalantes stereo, conectividade NFC, Bluetooth 5.2 e emissor infravermelhos. Curiosamente, apesar de utilizar um ecrã AMOLED, a Xiaomi optou por colocar o leitor de impressões digitais na lateral do dispositivo, tendo a dupla função de sensor biométrico e botão de ligar/desligar.
Especificações do Xiaomi Mi 11 Lite 5G
- Ecrã:
- AMOLED
- 6,55″ polegadas
- Full HD+
- Taxa de atualização de 90Hz
- Senbilidade ao toque 240Hz
- Performance:
- Processador Qualcomm Snapdragon 780G
- GPU Adreno 642
- 6 ou 8GB de memória RAM
- 128 de memória interna (UFS 2.2)
- Câmaras:
- Traseira:
- 64MP + 8MP (grande angular) + 5MP (telemacro)
- Frontal:
- 20MP
- Traseira:
- Bateria:
- 4,250mAh
- Carregamento rápido a 33W
- Segurança:
- Leitor de impressão digital lateral
- SO:
- Android 11, MIUI 12.5
Versão 4G do Xiaomi Mi 11 Lite muda apenas no seu processador
Pensando nos mercados onde a tecnologia 5G está ainda longe de ser relevante, a Xiaomi revelou também uma versão 4G LTE. Este Xiaomi Mi 11 Lite possui o mesmo design e características da versão 5G, com a exceção do processador.
De modo a possibilitar um preço mais acessível, a fabricante chinesa disponibiliza esta versão com o Snapdragon 732G, um processador ligeiramente menos capaz que o novo Snapdragon 780G, mas cujas capacidades serão mais que suficientes para o uso normal diário e até para alguns jogos mais exigentes (veja-se os bons resultados apresentados pelo POCO X3 NFC)
Preço e disponibilidade
Ambos os smartphones poderão ser configurados nas cores Truffle Black (Preto), Mint Green (Verde) e Citrus Yellow (Amarelo), chegando a Portugal em abril.
A parte mais atrativa do Xiaomi Mi 11 Lite 5G (e da sua versão 4G) será o preço. A versão base 5G de 6GB+128GB terá um preço a começar nos 369 euros, enquanto a versão 4G, que terá uma versão com 6GB de RAM e 64GB de armazenamento começa nuns interessantes 299 euros.
Estes preços vão de encontro ao preço do Mi 10 Lite aquando o seu lançamento em 2020, podendo agora ser adquirido com desconto de 40 euros na Amazon.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Xiaomi Mi 11i anunciado com Snapdragon 888 e preço competitivo
A grande apresentação da Xiaomi desta segunda-feira trouxe-nos um leque de novos smartphones, todos da linha Mi 11. O Xiaomi Mi 11i é a alternativa que poucos esperavam e trata-se de uma versão global do Redmi K40 Pro+.
O Xiaomi Mi 11i traz assim muitas parecenças a nível de design com o recentemente apresentado POCO F3, mas traz todos os benefícios de um processador topo de gama de 2021 e uma câmara bem superior. Vamos conhecer os seus detalhes.
Outros artigos interessantes:
» Xiaomi Mi Band 6 chega à Europa com preço acima do esperado!
» Xiaomi Mi Smart Projector 2 Pro é oficial e corre Android TV!
» Xiaomi anuncia rival do AirPower da Apple com preço atrativo