O Twitter está a trabalhar em um recurso que pode oferecer aos utilizadores uma pequena janela de tempo para repensar a publicação de um tweet, mesmo depois de clicar no botão “Enviar”.
A rede social de microblogging confirmou à CNN Business na passada sexta-feira que já está em fase de testes uma opção de “desfazer” que, potencialmente, permitiria aos utilizadores retirar ou corrigir um tweet antes que ele seja oficialmente publicado na plataforma.
Acompanha todas as notícias em tempo real.
SEGUE O TECHENET NO GOOGLE NEWS!
O recurso foi descoberto por Jane Manchun Wong, uma desenvolvedora de aplicações que tem um renomado histórico de descobrir novas ferramentas em redes sociais antes de serem lançadas.
Wong postou um GIF no Twitter que mostra uma barra azul “Undo” (desfazer em tradução livre) localizado bem abaixo das palavras “Your tweet was sent”Seu tweet foi enviado”.
Não é bem o botão de edição que os utilizadores solicitam há muito tempo, mas é um passo para ajudar os mais ativos na plataforma a detetar erros de forma proativa e diminuir a velocidade, a fim de evitar o envio de tweets de forma impulsiva.
Mas o principal benefício com essa nova funcionalidade seria detetar e corrigir rapidamente os erros gramaticais. Conforme observado, Jack Dorsey, CEO do Twitter, sinalizou ainda em 2019 esse compromisso, em entrevista a Joe Rogan do Social Media Today.
De acordo com Dorsey, “em primeiro lugar, a razão pela qual não temos a opção de edição é porque a plataforma foi construída pensada para o formato SMS/mensagens de texto. Depois de enviar um SMS, não é possível desfazer a ação. Então, quando se envia um tweet, ele vai para o mundo instantaneamente”.
Será que o Twitter vai mesmo liberar a opção “cancelar envio”?
Basicamente por toda a existência do Twitter, os utilizadores da rede social têm pedido para que seja adicionada a opção ‘Editar’, permitindo corrigir aqueles erros gramaticais irritantes que insistem em marcar presença nos nossos melhores tweets.
Segundo relata a ABC News, o recurso é uma reminiscência da ferramenta existente de “recall” do Gmail, que dá aos utilizadores até 30 segundos para cancelar o envio de um e-mail.
No ano passado, o Twitter disse aos investidores que estava a cogitar um serviço de assinatura, além de estarem a avaliar opções exclusivas para utilizadores pagantes, incluindo um recurso de “desfazer o envio”.
Na época, a empresa disse ter lançado uma pesquisa aos utilizadores de modo a avaliar quais opções eram mais ou menos importantes para eles. Um porta-voz do Twitter confirmou que as perguntas vieram de uma pesquisa que a empresa estava a realizar para avaliar as opções de um modelo de associação, conforme descreve a pesquisa.
No mês passado, o Twitter disse estar explorando outras oportunidades de assinatura, como uma forma de os utilizadores tornarem-se assinantes de contas “premium”, para que possam receber conteúdo adicional, como anúncios e notícias exclusivas. A empresa também estabeleceu uma meta ambiciosa de dobrar sua receita anual até o final de 2023.
Achou este artigo útil? Agora que já sabe da novidade, partilhe esse conteúdo com alguém que precisa muito saber mais sobre esse tema!
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através das nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter.
Agora, também temos um canal EXCLUSIVO lá no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão!
Fontes: Social Media Today / The Verge / CNN Business / TechCrunch
Clubhouse: tudo o que precisa saber sobre a nova rede social
Fundado em 2020, o Clubhouse construiu rapidamente uma reputação como sendo a próxima grande plataforma para as pessoas se encontrarem, conversarem e partilharem ideias. De uma forma bem resumida, a aplicação móvel permite que o utilizador crie e entre em “salas”, nas quais poderá conversar com outras pessoas, numa espécie de “grande chamada em conferência”.
Outros artigos interessantes: