O número de smartphones a nível mundial cresce exponencialmente a cada ano que passa, e a tendência é para continuar a aumentar. No ano passado, um estudo publicado pela BBC referiu que mais de mil milhões de smartphones Android estão em risco de ser hackeados. Por isso, deves fazer tudo o que puderes para que não tenhas o teu smartphone Android atacado por hackers.
O principal problema deve-se com a presença de versões mais antigas do Android, que deixaram de receber atualizações de segurança. Mas, isso não quer dizer que os dispositivos mais recentes não possam também ser alvo de ataques.
Aliás, provavelmente apenas encontraste este artigo porque procuraste formas de recuperar um smartphone Android que foi atacado por hackers. Aqui, vais encontrar algumas sugestões que te poderão ajudar a recuperar o controlo do teu smartphone.
Caso não tenhas a certeza se o teu smartphone foi realmente infetado com algum tipo de malware, basta seguires estes passos para ficares a saber se estás afetado ou não.
Como recuperar um smartphone Android atacado por hackers
Ao contrário do que muitos podem pensar, é extremamente fácil ser atacado por um hacker e ter o nosso smartphone Android comprometido. Aqui apresento-te 5 possíveis soluções para conseguires recuperar total controlo do teu telemóvel e expulsar de vez a presença do hacker*:
*Os passos e nomes de secções apresentados poderão variar entre os smartphones de várias fabricantes. No entanto, será possível encontrar sempre nomes semelhantes no teu smartphone Android.
1. Desinstala qualquer aplicação que possa parecer suspeita
É muito pouco provável que o hacker tenha uma monitorização em tempo real do teu smartphone ativa. Ainda assim, é possível que tenha deixado para trás um malware que faça isso de forma autónoma. Muitas vezes, estas aplicações têm nomes extremamente óbvios, sendo suspeitas logo à primeira vista.
3 passos para verificar as aplicações instaladas no teu smartphone Android:
1) Acede às Definições
2) Seleciona a aba Aplicações
3) Procura por nomes suspeitos na lista
Caso encontres uma aplicação que te possa parecer suspeita mas que não tens a certeza, faz uma rápida pesquisa no Google. Ao colocares o nome da aplicação no motor de busca, caso esta seja no mínimo dúbia, vai rapidamente apresentar vários resultados de notícias com alertas.
2. Ficheiros suspeitos “guardados” na memória do telemóvel
Caso o primeiro passo não tenha gerado resultados, a próxima fase passe por uma análise mais detalhada dos conteúdos da memória do teu smartphone Android. Utilizando uma boa aplicação de gestão de ficheiros, percorre algumas zonas concretas do teu smartphone em busca de ficheiros que claramente não deveria ter lugar cativo.
Analisa a memória do telemóvel em 5 passos:
1) Abrir a aplicação de gestão de ficheiros favorita
2) Navegar até ao armazenamento interno do telefone ou cartão microSD
3) Selecionar a pasta Android
4) Abrir a pasta dados, ou data
5) Procurar por pastas que possam apresentar nomes suspeitos ou desconhecidos
A partir do momento em que encontres algum nome suspeito o processo volta-se a repetir, realiza uma rápida pesquisa Google. Normalmente, mesmo quando desinstalas aplicações do teu smartphone, acabam por ficar para trás algumas pastas na sua memória interna.
Para conseguir melhor passar despercebidos, os malwares disfarçam-se muitas vezes na forma destes ficheiros e pastas.
3. Remover todos os acessos de administrador
Muitos utilizadores não sabem ser possível verificar facilmente quais as aplicações com permissões de administrador. Estas aplicação deverão pertencer a um grupo restrito e de confiança, pois têm permissões para basicamente aceder a todas as informações e realizar todas as ações no teu smartphone.
Verificar aplicações com acesso de administrador em 5 passos:
1) Acede às definições do smartphone
2) Navega até à secção Proteção de privacidade
3) Clica na aba de Outras definições de segurança
4) Acede à secção Administradores do dispositivo
5) Na lista de aplicações apresentada procura por nomes suspeitos
Ao terem permissões de administrador, as aplicações podem literalmente fazer tudo o que quiserem no teu smartphone sem que tenhas conhecimento. Assim que removeres uma das aplicações duvidosas da lista, os hackers deixarão de ter acesso livre ao teu smartphone.
4. Limpa o cache do teu smartphone Android
Muitas vezes é impossível saber onde exatamente os hackers decidiram esconder anúncios e outros malwares no teu smartphone, sendo possível que até no cache do telemóvel tenham escondido ficheiros maliciosos. Por isso, proceder à limpeza do cache do teu telemóvel Android pode resolver muitos problemas.
4 passos para limpares rapidamente o cache do teu smartphone:
1) Desliga o smartphone.
2) Com o telefone desligado, pressiona ao mesmo tempo o botão de energia + aumentar volume para entrar em Modo de recuperação. Para aceder a este modo, mantém os botões pressionados até que apareça no teu ecrã.
3) Através dos botões de volume, navega o menu apresentado até à aba que diz “Wipe cache partition“. Para selecionar esta opção, utiliza o botão de energia.
4) Reinicia o telefone.
5. Executar uma reposição de fábrica (factory reset)
Em último caso, se nada resultar para que consigas expulsar o hacker ou o malware instalado do teu smartphone, terás de realizar uma reposição de fábrica (factory reset). Este processo vai limpar o teu telefone por completo, colocando-o no mesmo estado em que se encontrava quando o tiraste da caixa pela primeira vez.
Por isso, deves ter em consideração que tudo o que tens no teu smartphone será apagado, desde aplicações até às fotografias que estão no armazenamento interno.
Realiza uma reposição de fábrica no teu smartphone Android em 8 passos:
1) Abre as definições do smartphone
2) Acede à aba Sobre o telemóvel
3) Seleciona a opção Reposição de fábrica
4) Confirma que queres apagar todos os dados
5) Espera que o processo seja concluído e o smartphone reinicie automaticamente
Como este é um processo que poderá demorar algum tempo, é aconselhado que o telemóvel tenha a bateria a pelo menos 75%. Assim que o smartphone reiniciar, vais perceber de imediato que tudo desapareceu, pois será necessário realizar todos os processos iniciais de configuração do Android.
Melhor forma de proteger o teu smartphone e evitar a contaminação com malware
Agora, já conheces pelo menso 5 formas para expulsar hackers do teu telemóvel Android e possível malware que tenha sido instalado. No entanto, o mais importante acaba mesmo por ser conseguir evitar que o teu smartphone seja atacado.
Uma forma de conseguir fazer isso é protegendo a tua ligação à internet com uma VPN (Virtual Private Network), como por exemplo a Surfshark. Uma boa VPN consegue bloquear malware já conhecido e evitar links de phishing. Além disso, mantém os teus dados privados seguros quando usas uma rede de Wi-Fi pública.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
5 motivos para usares sempre uma VPN em 2021
Cada vez mais os serviços de VPN são mais procurados pelos utilizadores, especialmente desde que os seus dados privados e informações pessoais passaram a ser a “moeda mais valiosa” para muitas empresas.
Por isso, a questão já deixou de ser se, deves ou não ter acesso a um serviço de VPN, mas sim se, a deves ter sempre ligada. A resposta para esta pergunta é muito simples: sim!
Outros artigos interessantes:
» Netflix: 9 alternativas para te ajudar a “vencer” o confinamento
» Como comprar na Amazon Espanha a partir de Portugal
» 13 Melhores Ferramentas para Gestão de Redes Sociais
Comentários