Muitos utilizadores criticam a Sony por apostar pouco na retrocompatibilidade entre as suas diversas consolas, mas esse cenário tem vindo a mudar nos últimos anos, com destaque especial para a PS5. Uma patente registada recentemente pela marca nipónica aponta para a possibilidade da PlayStation 5 poder vir a receber mais jogos das gerações mais antigas.
Vê também: Lenovo Legion 2 Pro já tem data de lançamento oficial
Convém recordar que a PS5 é compatível com os títulos lançados para a PlayStation 4, com algumas excepções que acabam por não ser assim tão relevantes. No entanto, a consola de nova geração da Sony não é capaz de reproduzir jogos de consolas mais antigas, uma característica da qual a concorrência se pode gabar e que vários utilizadores exigem há muitos anos.
PS5 pode vir a correr jogos da PlayStation 3 e gerações anteriores
Apesar da patente nunca referir de forma explícita a possibilidade da PS5 vir a correr alguns dos títulos da época dourada da PlayStation, podemos observar que existe a intenção de procurar emular jogos dessas eras na consola de nova geração.
Mais ainda, é descrita a adição de Troféus a jogos mais antigos e já que os Troféus não existiam ainda nessa altura parece seguro sugerir que a Sony estará a pensar em formas de disponibilizar esses jogos com a vantagem destes poderem agora oferecer os tão cobiçados prémios pela execução de determinadas tarefas.
Neste momento, é possível desbloquear Troféus em jogos de outras gerações através do serviço de streaming PlayStation Now. Esta patente procura determinar um método de o fazer sem necessidade de alteração do código original. A Sony estará assim a tentar contornar a necessidade de criação de um port “nativo” para a sua nova consola através da emulação.
Como sempre estas informações não devem ser tomadas como certezas de que algo estará mesmo prestes a acontecer. Várias patentes são registadas como forma de proteger mecanismos ou tecnologias que estão a ser estudadas, sem garantia de que um dia possam vir a ser colocadas em prática.
Seria, no entanto, algo muito bem vindo pela grande maioria dos jogadores PlayStation, que gostariam de poder jogar obras-primas do passado na consola que agora descansa nas suas salas.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: mp1st
Discord pode ser a alternativa perfeita ao WhatsApp, Signal e Telegram
São muitas as preocupações sobre a privacidade dos utilizadores na maioria das plataformas, especialmente desde que grandes empresas como o Facebook passaram a controlar a maior parte deste segmento de mercado. Outro dos fatores que acaba por pesar na decisão dos utilizadores é a variedade de ferramentas que estas plataformas colocam à disposição.
Nesta última categoria, o Discord é muito provavelmente o diamante em bruto que muitos não chegam sequer a considerar.
Outros artigos interessantes:
» Lisboa ultrapassa 150 cidades e faz parte da exclusiva lista “21 Lugares do Futuro”
» Lenovo Legion 2 Pro já tem data de lançamento oficial
» Windows 10X: versão simplificada do SO da Microsoft chega no final deste ano