A nova linha Find X3 foi apresentada pela Oppo e o destaque foi claramente para a versão Pro, que traz tudo de bom e do melhor que a empresa tem para oferecer. No entanto, numa gama que nos traz quatro smartphones está o Oppo Find X3 Neo, uma espécie de “meio-termo” entre um verdadeiro topo de gama e um gama-média.
Vê também: 13 Melhores Ferramentas para Gestão de Redes Sociais
Este novo smartphone reune características bastante interessantes, cortando algumas das vantagens que as duas versões mais caras trazem, focando-se naquilo que se considera os “mínimos” para um smartphone ser considerado topo de gama.
Oppo Find X3 Neo: design simples e elegante
Ainda que o posicionamento da câmara frontal de 32MP o possa disfarçar, o Oppo Find X3 Neo afasta-se dos Find X3 e X3 Pro em grande parte pelo design. A versão Neo é menor e mais leve (pesa 184 gramas) que os dois topo de gama e utiliza um ecrã de 6.55 polegadas, o que pode não ser percetível à primeira vista para o utilizador normal.
No entanto, virando o dispositivo de costas não há nada a esconder. O impactante novo design da câmara do Find X3 Pro é um dos mais interessantes do mercado e não foi herdado pelo Oppo Find X3 Neo, que possui um módulo de câmaras bem mais clássico. Isto porque a versão Neo é, de facto, o mesmo Oppo Reno5 Pro+ apresentado na China no inicio do ano, que chega agora aos mercados globais sob alçada da família Find X3.
Ainda assim, não podemos deixar de elogiar a qualidade de construção deste dispositivo, que não abdica do vidro e do alumínio para oferecer uma sensação ao toque e resistências adequadas ao seu preço (algumas marcas, como a Samsung, optam por traseiras em plástico em smartphones de 1000 euros).
Já o ecrã, por seu turno, apesar de mais pequeno e de não possuir a mesma tecnologia da versão Pro, trata-se ainda assim de uma tela Super AMOLED de 6.55 polegadas Full HD+ (2400x1080p), com taxa de atualização de 90Hz. Esta tela pode perder a excelência de uma tela Quad HD LTPO, mas compensa com um brilho máximo de 1100 nits, pelo que os utilizadores nunca deverão ter problemas de visualização, oferecendo também os beneficios da tecnologia AMOLED e a fluidez dos 90Hz.
Um ponto bastante positivo acerca do hardware do Oppo Find X3 Neo é o seu par de altifalantes stereo, algo que facilmente poderia ser cortado da lista, mas que a Oppo optou (e bem) por manter no Neo. O smartphone não possui uma entrada de 3.5mm audio jack, limitando-se a uma entrada USB-C. Já o leitor de impressões digitais está escondido no próprio ecrã.
Ficha técnica do Oppo Find X3 Neo
- Ecrã:
- Super AMOLED
- 6,55″ polegadas
- Full HD+
- Taxa de atualização de 90Hz
- Suporte para HDR10+
- Brilho máximo de 1,100nits
- Performance:
- Processador Qualcomm Snapdragon 865
- 12GB de memória RAM
- 256GB de memória interna
- Câmaras:
- Traseira:
- 50MP (Sony IMX766) + 16MP (grande angular) + 13MP (telefoto, 2x zoom ótico) + 2MP (macro)
- Frontal:
- 32MP
- Traseira:
- Bateria:
- 4,500mAh
- Carregamento rápido a 65W
- Carregamento reverso a 10W
- Segurança:
- Leitor de impressão digital no ecrã
- SO:
- Android 11, ColorOS 11.2
Como podemos constatar por esta lista de especificações, o Oppo Find X3 Neo herda algumas características que o mantém como um smartphone topo de gama em 2021. Começando pelas câmaras, temos a mesma câmara principal de 50MP Sony IMX 766 que encontramos nas duas versões superiores, bem como a mesma câmara telephoto de 13MP com zoom ótico 2x. Os sacrifícios na câmara focam-se na grande-angular, que em vez de ser um segundo sensor de 50MP como na versão Pro, é “apenas” um sensor de 16MP f/2.2, enquanto que a macro desde para os 2MP. Já a câmara frontal mantém-se o mesmo sensor de 32MP com estabilização de imagem.
Uma característica incontornável deste smartphone é o Snapdragon 865, o processador topo de gama da Qualcomm em 2020, que acaba por ser uma boa opção em 2021, já que continua a ser um SoC muito capaz, com provas dadas e que tende a ser uma opção mais atrativa do que alguns processadores MediaTek para os fãs. Acompanhando o processador estão 12GB de memória e 256GB de armazenamento.
Todo o poder de fogo do Oppo Find X3 Neo é alimentado por uma bateria de 4,500 mAh que deve garantir uma boa autonomia e que pode ser recarregada através do sistema SuperVOOC 2.0, sistema com uma potência de 65W. No capítulo da conectividade temos rede 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2 e NFC.
Preço e disponibilidade em Portugal
O Oppo Find X3 Neo chegará a Portugal no próximo dia 25 de março, estando até ao dia anterior em pré-venda. O smartphone pode ser configurado nas cores Galactic Silver (Prateado) e Starlight Black (Preto).
Já o preço, poderá não agradar aos fãs. O novo Neo chegará ao mercado nacional com um preço de 819 euros, o que o coloca um pouco acima de smartphones como o OnePlus 8T (com quem partilha muitas características) ou o Samsung Galaxy S20 FE. Ainda assim, acaba por ser uma opção interessante e que faz a ponte entre o Find X3 Lite e as versões de topo, tornando a gama mais completa.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
OPPO Find X3 Pro é oficial: um design único que vai conquistar!
O OPPO Find X3 Pro foi muito provavelmente um dos smartphones mais falados da fabricante chinesa, tendo sido alvo de muitos rumores e fugas de informação ao longo das últimas semanas. Hoje, foi finalmente o dia da sua apresentação oficial.
Como seria de esperar, este é um verdadeiro smartphone topo de gama. Além de apresentar especificações de deixar água na boca, um dos seus principais pontos de venda será garantidamente o design do seu painel traseiro.
Outros artigos interessantes: