A OnePlus anunciou hoje a sua nova linha de smartphones topo de gama, sendo que este ano há a estreia de um terceiro membro, na forma do OnePlus 9R. Este smartphone, em alguns pontos, herda a verdadeira filosofia da OnePlus: trazer o melhor smartphone possível por um preço acessível.
Vê também: OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro são oficiais! Câmaras Hasselblad em destaque
Numa altura em que o espírito do “flagship killer” se vem a dissipar no seio da empresa chinesa, muita curiosidade havia em torno deste novo smartphone. A verdade, é que o OnePlus 9R incorpora tudo aquilo que os fãs desejam: processador com um desempenho de topo, bom ecrã e construção e, acima de tudo, um preço competitivo. No entanto, o seu anúncio acabou por desiludir muitos fãs, já que o OnePlus 9R será um modelo exclusivo para a Índia.
OnePlus 9R: um OnePlus 8T vestido a rigor para 2021
Para produzir um smartphone a bom custo mas manter a qualidade de topo de gama, a OnePlus recorreu ao OnePlus 8T para extrair grande parte das características do novo OnePlus 9R. O ecrã é uma tela Fluid AMOLED de 6.55 polegadas Full HD+ com taxa de atualização de 120Hz, a mesma do 8T. Já a bateria de 4,500 mAh e o carregamento de 65W exclusivamente por cabo são também herdados desse smartphone (ainda que OnePlus 9 e 9 Pro tenham também acesso a esta característica).
No capítulo da performance, o Snapdragon 870 é o responsável por oferecer ao OnePlus 9R as capacidades de um smartphone topo de gama. Sendo uma evolução do Snapdragon 865, o novo processador da Qualcomm tem sido uma boa opção para os flagship killers de 2021, como é o caso do POCO F3, apresentado esta segunda-feira. O OnePlus 9R beneficia ainda de um sistema de dissipação de calor que ajudará o processador a obter os melhores resultados em sessões de gaming.
Curiosamente, a abordagem da OnePlus face a este seu novo modelo retrata-o como um dispositivo focado no gaming, pelo que a performance será o seu foco. A verdade é que a GPU Adreno 650 do Snapdraogn 870 será imensamente superior à de qualquer outro processador gama-média (a diferença face ao OnePlus Nord é gritante), o que será um ponto bastante atrativo.
Por sua vez, as câmaras são descem um degrau face às opções premium. Neste módulo temos o mesmo sensor de 48MP IMX586 do OnePlus 8T (inferior ao novo sensor de IMX789, também de 48MP), bem como uma grande-angular de 16MP, uma câmara telemacro de 5MP e um sensor de profundidade de 2MP. A câmara frontal é o mesmo sensor de 16MP do OnePlus 8T.
A lista de especificações fica completa com um leitor de impressões digitais embutido no ecrã (sensor ótico), altifalantes stereo, Bluetooth 5.1, 5G, Wi-Fi 6 e NFC.
Especificações do OnePlus 9R
- Ecrã:
- Fluid AMOLED
- 6,55″ polegadas
- Full HD+
- Always-on Display
- Taxa de atualização de 120Hz
- Suporte para HDR10+
- Performance:
- Processador Qualcomm Snapdragon 870
- Até 12GB de memória RAM
- 256GB de memória interna
- Câmaras:
- Traseira:
- 48MP (Sony IMX586) + 16MP (grande angular) + 5MP (telemacro) + 2MP (sensor de profundidade)
- Frontal:
- 16MP
- Traseira:
- Bateria:
- 4,500mAh
- Carregamento rápido a 65W
- Segurança:
- Leitor de impressão digital no ecrã
- SO:
- Android 11, OxygenOS 11
Preço e disponibilidade
Como mencionamos no inicio do artigo, o OnePlus 9R estará disponível apenas na Índia, com as pré-vendas a terem inicio em abril e o dia oficial para inicio das vendas será 14 de abril. O smartphone pode ser configurado nas cores Carbon Black (Preto) e Lake Blue (Azul), com os seus preços a listarem-se da seguinte forma:
- 8GB+128GB – INR 40,000 (465€)
- 12GB+256GB – INR 44,000 (510€)
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
OnePlus Watch é oficial! Conhece o primeiro smartwatch da marca
Durante o grande evento de apresentação dos novos OnePlus 9, a fabricante decidiu finalmente apresentar o seu primeiro smartwatch, o OnePlus Watch.
Este foi muito provavelmente o gadget mais falado de sempre da marca, sendo aguardado há largos anos pelos seus fãs. No entanto, durante muito tempo se falou que poderia ressuscitar o mercado dos relógios com Wear OS mas, a marca acabou por optar em não apostar no sistema operativo da Google.
Outros artigos interessantes:
» Samsung Galaxy S21 Ultra Review: o melhor até agora!
» Apple Glass vão ajustar-se à visão de cada utilizador
» Inteligência Artificial da Priberam integra Projeto Selma