De acordo com as mais recentes informações avançadas pela empresa de cibersegurança Volexity, um total de 30 mil utilizadores de serviços da Microsoft poderão ter sido vítimas de ciberataques realizados por hackers chineses.
Vê também: Filmes e séries que chegaram à Netflix e companhia este fim de semana!
Esta é uma investigação ativa que já dura desde janeiro, altura em que os primeiros ataques foram confirmados. Entre os vários serviços da Microsoft comprometidos, o que parece estar mais vulnerável é o seu serviço de email.
Não conseguiram ainda confirmar a 100%, mas tudo indica que estes ataques são “patrocinados” pelo governo chinês, revelou a Microsoft.
Serviços da Microsoft colocam empresas e utilizadores em grande risco
O a divisão de ciberataques do DHS (Department of Homeland Security) emitiu um comunicado oficial no dia 3 de março, alertando todas as plataformas governamentais a aplicarem várias medidas em prática para evitar que estes ataques se consigam propagar ao longo das próximas semanas.
Estas medidas devem ser também adotadas por empresas e outros clientes, visto que o principal objetivo é tentar evitar que o número de vítimas destes ciberataques cresça exponencialmente.
De acordo com as informações publicadas pela Volexity, esta campanha de ataques teve início em janeiro, altura em que foi detetado o furto de emails de várias empresas.
Basicamente, os hackers conseguem ter livre acesso aos servidores onde são armazenados os emails enviados/recebidos, assim como instalar malware para continuar a monitorizar as suas vítimas.
Para já, ainda não foi confirmado nenhum incidente de larga escala. No entanto, ao conseguirem instalar malware nos servidores, é possível que numa fase mais avançada possam planear aplicar um ataque de ransomware em algumas das entidades de maior influência.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: The New York Times
Ransomware Conti expõe dados privados de pelo menos 180 empresas
Os ciberataques continuam a ganhar cada vez mais destaque nas grandes ameaças que tanto os utilizadores privados como empresas enfrentam diariamente, especialmente os que utilizam ransomware para extorquir as suas vítimas.
Agora, a equipa de investigadores da Sophos revelou alguns dos dados obtidos com a sua mais recente investigação. Durante os últimos 6 meses foram confirmados inúmeros ataques do ransomware Conti a empresas.
Outros artigos interessantes: