O mês de março começou com um evento de grande destaque no Reino Unido, com diversas pessoas a relatarem terem visto uma “bola de fogo” a iluminar o céu. De acordo com a UK Fireball Alliance, este incidente foi causado por um meteoro que se fragmentou de um asteroide, acabando por cair na Terra.
Foram relatados mais de 120 avistamentos em várias partes do Reino Unido, sendo que todos aconteceram por volta das 10 horas da noite.
“Bola de fogo” tinha um nível de brilho semelhante a Vénus
Meteoros são basicamente bolas de rocha espacial que se incendeiam ao entrar na atmosfera da Terra. De acordo com a UK Meteor Network, as apelidadas “bolas de fogo” são bem mais brilhantes que vulgares meteoros, alcançando uma magnitude de -4, semelhante à do planeta Vénus.
Para ter uma melhor ideia do seu nível de brilho, a lua tem uma classificação de -12,6 e o sol de -26,7. Nesta escala, quando mais baixo (negativo) é o número, maior é o seu brilho.
A queda de meteoros na Terra é bem mais vulgar do que se poderia pensar, sendo registados várias quedas anualmente.
Meteoro avistado no Reino Unido viajava a uma velocidade impressionante
Através dos vários vídeos publicados nas rede sociais, a UK Fireball Alliance (UKFall) conseguiu estimar a sua velocidade e órbita. De acordo com a análise feita, este meteoro viajava a cerca de 48.000km/h
Ainda que não tenha sido confirmado terem sido encontrados fragmentos deste meteoro, a UKFall diz ser muito provável que alguns tenham mesmo alcançado o solo, sendo que a grande maioria acabou por ser vaporizado na entrada da atmosfera.
“Se encontrares um meteorito no chão, tira uma fotografia no seu logar, anota a localização utilizando o GPS do smartphone, não lhe toques com um ímane, e, se for possível, evita tocar-lhe com as mãos”, alertou a Dra. Katherine Joy da Universidade de Manchester.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: The New York Times
Bentley revela planos para desenvolver motores elétricos sustentáveis
A Bentley Motors revelou os resultados de um estudo de investigação que realizou durante os últimos três anos, como objetivo de revolucionar a sustentabilidade dos motores elétricos.
No que respeita ao lançamento de veículos elétricos, e híbridos, a Bentley já se comprometeu em avançar com os seus primeiros modelos até 2026.
Outros artigos interessantes: