No mercado dos smartphones e tablets, a Qualcomm é consensualmente a referência a nível de processadores, podendo-se tal constatar com o Snapdragon 888 como sendo a aposta para qualquer smartphone topo de gama. A MediaTek, no entanto, tem crescido imenso, sabendo-se agora que esta foi a empresa com maior número de unidades vendidas em todo mundo em 2020.
Vê também: Rato Logitech MX Master está com uma promoção irresistível! (apenas 24 horas)
De acordo com um novo relatório da DigiTimes, a MediaTek tornou-se em 2020 na maior fornecedora de processadores do mundo, aproveitando para tal algumas questões politicas e também a pandemia da COVID-19.
Com a crise sanitária que se verifica atualmente, a procura de smartphones mais acessíveis cresceu na segunda metade de 2020, sendo a MediaTek especialmente forte neste segmento. A sua linha Dimensity tem feito imenso sucesso, com processadores que chegam a superar o desempenho de vários modelos Qualcomm, mas praticando preços inferiores.
A ajudar à excelente campanha da MediaTek surge também o embargo às negociações da Huawei com empresas norte-americanas, onde se inclui a Qualcomm. Este impedimento obrigou a Huawei e a Honor a recorrerem à MediaTek para fornecer vários processadores para gamas mais acessíveis (a linha Kirin, da HiSilicon, é geralmente utilizada em smartphones de gamas superiores), o que deu um boost nos resultados da MediaTek.
Quais foram os principais parceiros da MediaTek em 2020?
Aproveitando uma conjuntura muito favorável, a MediaTek forneceu 351.8 milhões de processadores em 2020, um aumento considerável face aos 238 milhões registados em 2019, representando agora a empresa uma fatia de mercado de 27,2%.
Para obter este sucesso, a MediaTek apostou todas as suas fixas na linha Dimensity, que tem-se popularizado, ainda que os processadores Helio sejam muito utilizados em gamas mais baixas. A Xiaomi foi a principal empresa a requerer o fornecimento de processadores MediaTek, tendo adquirido 63.7 milhões de unidades em 2020, um considerável aumento face aos 19.7 milhões registados em 2019.
A Oppo esteve também atenta ao trabalho da MediaTek, comprando 55.3 milhões de unidades, enquanto a própria Samsung registou 43.3 milhões de processadores MediaTek entre as suas unidades produzidas. Com um ano tão promissor, a MediaTek continua a apostar forte na sua nova linha de processadores, tendo em vista para 2021 a aposta nos mercados emergentes, sendo estes fundamentais para o sucesso da empresa no mercado.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Xiaomi Mi 11 Lite chega à Mi Store Portugal com oferta de auriculares
O Xiaomi Mi 11 Lite foi uma das mais recentes apostas da fabricante chinesa no segmento gama-média, tendo sido um dos vários smartphones apresentados durante os últimos dias. Agora, foi revelada a sua chegada oficial a Portugal através da Mi Store Portugal.
De forma a torná-lo ainda mais aliciante, a revendedora oficial da Xiaomi em Portugal decidiu lançar uma campanha de “boas-vindas” acompanhando o Mi 11 Lite de uns auriculares bluetooth Mi True Wireless totalmente grátis. Esta oferta estará válida apenas até ao dia 12 de abril e está limitada ao stock existente.
Outros artigos interessantes:
» Esta semana no Google Stadia: Resident Evil, SpongeBob, HITMAN e mais!
» Xiaomi Mi MIX Fold chega para se afirmar como o “melhor dobrável”
» Samsung ‘atropela’ Apple e recupera trono de ‘rainha’ dos smartphones com Xiaomi à espreita