Durante muito tempo foi investigada a presença de água em Marte, tendo sido confirmada a presença de água no planeta em vários estudos e investigações. Agora, novas informações revelam os motivos principais pelo qual o planeta vermelho continua a perder água constantemente.
Vê também: PS5, patente da Sony pode trazer jogos antigos para a nova geração de consolas
De acordo com dois estudos recentes, a água ainda presente em Marte continua a “desaparecer” devido às mudanças de estações e constantes tempestades de poeira.
Aparentemente água está apenas presente nas calotas polares ou em forma gasosa na sua frágil atmosfera. Com a perda do seu campo magnético, Marte tem perdido grande parte da sua água e oxigénio durante milhares de milhões de anos.
“A atmosfera é o elo de ligação entre a superfície e o espaço, sendo capaz de explicar como é que Marte perdeu toda a sua água,” disse Anna Fedorova, investigadora do Instituto de Investigação Espacial da Russian Academy of Sciences.
Tempestades de poeira e estações são as principais causas para a “fuga” de água em Marte
Nos estudos publicados por Anna Fedorova e Jean-Yves Chaufray (cientista no Laboratoire Atmospheres Observations Spatiales em França), explicam que os dois principais motivos conhecidos para o desaparecimento de água em Marte são as tempestades de poeira e a passagem das estações.
Durante os meses em que Marte está mais longe do sol (inverno), descobriram vapor de água até altitudes de 60 quilómetros. No entanto, quando o planeta vermelho fica mais próximo do sol (verão), esta distância aumenta para os 90 quilómetros de altitude.
Com este drástico aumento e tendo em consideração as características da atmosfera em Marte, as partículas de água ficam muito mais perto do espaço, aumentando consideravelmente a sua “fuga” durante estes meses.
Além disso, por motivos semelhantes, a fuga de água de Marte para o espaço aumenta consideravelmente quando se verificam tempestades de poeira. Durante estes eventos o vapor de água é transportado também para alturas muito superiores ao habitual, aumentando o volume de água perdida para o espaço.
Netflix: 9 alternativas para te ajudar a “vencer” o confinamento
A Netflix é de longe a plataforma mais popular em Portugal para consumo de filmes e séries, sendo utilizada por milhões de utilizadores em todo o mundo.
No entanto, isso não significa que não existem outras alternativas que deves explorar. Mais interessante ainda, acesso a filmes e séries não é sinónimo de gastar dinheiro.
Outros artigos interessantes:
» Android System WebView resolve problemas de Apps que fecham sozinhas! (Download APK)
» Lisboa ultrapassa 150 cidades e faz parte da exclusiva lista “21 Lugares do Futuro”
» Windows 10X: versão simplificada do SO da Microsoft chega no final deste ano