Ao longo dos anos, a importância do smartphone na vida de todos os utilizadores aumentou exponencialmente, tendo um novo pico no ano passado com a situação pandémica. Desde então os cibercriminosos apostam cada vez mais em ataques de malware para smartphone.
A equipa de investigadores da Check Point publicou agora 5 dicas que podem ser extremamente importantes para os utilizadores, ajudando a perceber se o seu smartphone está infetado com um malware.
Os malwares para smartphone tem ganho cada vez mais popularidade entre as comunidades de hackers, especialmente o Hiddad, xHelper e Triada. Em casos extremos, estes malwares podem acabar por resultar em ataques de ransomware, colocando os dados privados dos utilizadores e/ou empresas em risco.
5 dicas para ajudar a perceber se o smartphone está infetado com malware
- Performance do smartphone: é um dos principais indicadores de uma possível infeção. Sempre que um dispositivo é infetado com qualquer tipo de malware, a sua performance é visivelmente afetada. Além disso, por vezes aplicações podem fechar automaticamente e funcionalidades básicas podem deixar de funcionar.
- Problemas com drenagem de bateria: são também um importante indicativo. Com o considerável aumento de ações realizadas em plano de fundo, é inevitável que o smartphone comece a apresentar decréscimos acentuados na duração da bateria. Analisa a lista de aplicações que consome mais bateria para encontrar a fonte do problema.
- Exagerado consumo de dados móveis: é outro efeito secundário das infeções de malware em smartphones. Com os constantes contactos com os servidores dos hackers e envio/receção de informação, é muito comum que o consumo de internet no smartphone aumente drasticamente.
- Notificações infestadas de publicidade: são uma gigante “bandeira vermelha” no que respeita à deteção de malware num smartphone. Este tipo de malware é conhecido como Mobile Adware e apresenta blocos de publicidade na barra de notificações e ecrã principal.
- Números irreconhecíveis na lista de contactos é também outro sinal de possível infeção. Muitos tipos de malware adicionam números estrangeiros à lista de contacto, de forma a conseguir realizar o registo de serviços pagos sem que o utilizador tenha conhecimento.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
5 motivos para usares sempre uma VPN em 2021
Cada vez mais os serviços de VPN são mais procurados pelos utilizadores, especialmente desde que os seus dados privados e informações pessoais passaram a ser a “moeda mais valiosa” para muitas empresas.
Por isso, a questão já deixou de ser se, deves ou não ter acesso a um serviço de VPN, mas sim se, a deves ter sempre ligada. A resposta para esta pergunta é muito simples: sim!
Outros artigos interessantes: