Desde que rebentou a pandemia de Covid-19 no ano passado que começámos gradualmente a entrar numa nova Era do Teletrabalho, em que milhões de pessoas foram obrigadas a trabalhar remotamente. Com estas alterações drásticas na forma como as empresas operam diariamente, os receios face a ciberataques cresceram exponencialmente.
Vê também: Tesla começa a aceitar Bitcoin para compra de carros elétricos
Este receio por parte das empresas aumentou mais ainda após a confirmação de que grupos de hackers começaram a dedicar cada vez mais recursos em ataques a utilizadores privados que estavam em teletrabalho.
Com muitos dos seus trabalhadores em trabalho remoto, tornou-se muito complicado para as empresas conseguirem garantir a sua segurança online, podendo ser colocadas em risco devido a simples descuidos dos seus empregados.
De acordo com um recente estudo realizado pela S21sec, 36% das empresas não têm a certeza se os seus colaboradores são capazes de prevenir e detetar um ciberataque. Em Portugal, a S21sec regista que os principais ciberataques são realizados com recurso ao phishing e à partilha distribuição de malware, com técnicas cada vez mais aprimoradas.
O estudo publicado revela ainda que 38% das empresas em Portugal reconhece ter sido vítima deste tipo de ataques durante os últimos 12 meses.
Recomendações da S21sec para evitar ciberataques durante a Era do Teletrabalho
- Pensa antes de clicar: nunca abras um anexo e não cliques num link de remetentes que não conheças.
- Não confies em promoções, ofertas ou sorteios: verifica sempre as páginas oficiais das empresas.
- Verifica a fonte: principalmente se o e-mail solicitar a confirmação de informações pessoais e/ou financeiras.
- Atualiza as tuas senhas: e não as reutilizes nas suas redes sociais ou em sites potencialmente inseguros.
- Instala soluções de segurança nos teus dispositivos e mantém-nos atualizados.
Tem cuidado com as informações que publicas nas redes sociais: não partilhes dados pessoais ou imagens que te possam comprometer ou à tua organização.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: S21sec
Smartphone Android atacado por hackers? 5 formas de o recuperares!
O número de smartphones a nível mundial cresce exponencialmente a cada ano que passa, e a tendência é para continuar a aumentar. No ano passado, um estudo publicado pela BBC referiu que mais de mil milhões de smartphones Android estão em risco de ser hackeados. Por isso, deves fazer tudo o que puderes para que não tenhas o teu smartphone Android atacado por hackers.
O principal problema deve-se com a presença de versões mais antigas do Android, que deixaram de receber atualizações de segurança. Mas, isso não quer dizer que os dispositivos mais recentes não possam também ser alvo de ataques.
Outros artigos interessantes:
» OnePlus 9R em Portugal? A Xiaomi tem a alternativa perfeita!
» Marte ainda tem água! Mas está a desaparecer com tempestades de poeira
» Lisboa ultrapassa 150 cidades e faz parte da exclusiva lista “21 Lugares do Futuro”