No final do ano passado, com o lançamento dos novos iPhone 12, a Apple deu início a uma polémica enorme ao remover o carregador (e earPods) da caixa. Agora a Procon-SP, agência de proteção do consumidor de São Paul (Brasil), multou a Apple em 2 milhões de dólares por violar as leis dos consumidores.
Vê também: Como comprar na Amazon Espanha a partir de Portugal
Aquando da revelação de que os iPhone 12 não viriam com carregador incluído na sua caixa, a Procon-SP alertou a Apple que vender smartphones sem carregador violava o código de defesa do consumidor no Brasil. A Apple manteve a sua posição firme, respondendo que a maioria dos clientes já tem carregadores adicionais em casa.
Claramente a gigante de Cupertino não levou o aviso de forma séria, acabando por ser agora multada num total de 2 milhões de dólares. Além disso, receberam ainda um alerta do diretor-executivo da Procon-SP, que alertou a Apple para o facto de precisarem de respeitar e perceber as leis constitucionais brasileiras para a proteção do consumidores.
Curiosamente, além da ausência do carregador na caixa do iPhone 12, a Apple está também a ser multada por várias instâncias de “publicidade enganosa” sobre a resistência à água dos seus smartphones. Apesar de publicitarem uma forte resistência à água, a empresa continua a negar a reparação de danos causados por exposição à água.
Obviamente que a fabricante terá a oportunidade de disputar esta multa, tentando reduzir o mais possível o valor final que terá de pagar ao estado brasileiro.
Apenas a Samsung seguiu o terrível exemplo da Apple (até agora…)
Pouco depois da confirmação de que os iPhone 12 chegariam mesmo às lojas sem carregador na caixa, lançou um “pânico” geral, visto que a maioria das fabricantes Android segue as estratégias da empresa de Cupertino. Assim, tudo indicava que a maioria das marcas poderia começar a lançar os seus smartphones em 2021 sem carregador na caixa.
No entanto, apenas a Samsung decidiu seguir o exemplo da sua rival, aproveitando também as mesmas “desculpas ambientais” para justificar esta ausência.
A Xiaomi tentou realizar uma experiência com o lançamento do Xiaomi Mi 11 na China, mas os resultados foram tão evidentes que acabaram por não remover o carregador dos seus smartphones na Europa.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Lenovo oficializa parceria histórica com o Google Stadia
A Lenovo oficializou a sua mais recente parceria com a Google, sendo a primeira fabricante de computadores a ser parceira oficial do serviço de cloud gaming, Google Stadia.
Como resultado desta parceria, a Lenovo passará a oferecer três meses de subscrição Stadia Pro com todos os seus novos computadores gaming da linha Lenovo Legion e IdeaPad. Esta oferta vem 100% de encontro à missão de longa data da Lenovo, que se compromete em oferecer uma escolha o mais ampla possível na forma como podem jogar e onde podem jogar.
Outros artigos interessantes:
» Among Us: novo mapa The Airship já tem data de lançamento
» Netflix: 9 alternativas para te ajudar a “vencer” o confinamento
» 5 motivos para usares sempre uma VPN em 2021