O Android continua a ser o sistema operativo móvel mais utilizado em todo o mundo, estando presente a milhares de milhões de dispositivos. Esse é também um dos principais motivos pelo qual acaba por ser alvo de muitos ataques de hackers que utilizam malware para ganhar controlo dos smartphones.
Vê também: Confirmado! Xiaomi Mi Band 6 será apresentada dentro de 2 dias
Agora, um novo relatório publicado pela Zimperium zLabs revelou que está em circulação um novo malware muito sofisticado que se consegue disfarçar de “atualização de sistema”. Este malware consegue passar despercebido à maioria dos utilizadores, enquanto rouba uma grande quantidade de informação do smartphone.
O relatório revelou que a aplicação utilizada para espalhar este malware não está (nem nunca esteve) presente na Google Play Store. Por isso, utilizadores que não instalam apps de fontes dúbias, deverão estar seguros.
O que consegue fazer este perigoso malware para Android?
Este é um dos tipos de malware mais perigoso, pois funciona como um trojan de acesso remoto (RAT). Um malware desta natureza consegue não só roubar informações, mas também realizar o mais variado tipo de ações no smartphone das suas vítimas:
- Roubar mensagens de várias plataformas
- Roubar informação sobre a base de dados de aplicações de mensagens
- Informação sobre favoritos e histórico de pesquisa do browser
- Pesquisa de ficheiros com filtros de extensões (.pdf, .doc, .docx, .xls, .xlsx, etc.)
- Inspecionar informação do clipboard
- Inspecionar conteúdo de notificações
- Gravar áudio
- Gravar chamadas de voz
- Tirar fotografias (ambas as câmaras)
- Aceder à lista de aplicações instaladas
- Roubar fotografias e vídeos
- Monitorizar localização GPS
- Roubar lista de contactos
- Acesso livre à lista de chamadas
- Acesso a todas as informações sobre o smartphone
- Esconder a sua presença, eliminando o ícone da gaveta de aplicações
Basta olhar para a lista revelada pela Zimperium para perceber a gravidade de ter este malware num smartphone Android. Caso sejas infetado, os hackers vão ter acesso livre a literalmente tudo o que tens e fazes no teu telemóvel, e dificilmente vais perceber que és espiado.
Apesar de não ter sido confirmado no relatório, tendo em conta todas as permissões que o malware recebe, é muito provável que consigam também ter acesso a dados de login de aplicações financeiras. Se isso acontecer, os danos feitos por este vírus pode ser ainda maior.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: Zimperium
Smartphone Android atacado por hackers? 5 formas de o recuperares!
O número de smartphones a nível mundial cresce exponencialmente a cada ano que passa, e a tendência é para continuar a aumentar. No ano passado, um estudo publicado pela BBC referiu que mais de mil milhões de smartphones Android estão em risco de ser hackeados. Por isso, deves fazer tudo o que puderes para que não tenhas o teu smartphone Android atacado por hackers.
O principal problema deve-se com a presença de versões mais antigas do Android, que deixaram de receber atualizações de segurança. Mas, isso não quer dizer que os dispositivos mais recentes não possam também ser alvo de ataques.
Outros artigos interessantes:
» Portugal e Brasil são os países com mais vítimas de phishing no mundo!
» Check Point alerta para fragilidades de segurança na app ClubHouse
» Portugal e Brasil são os países com mais vítimas de phishing no mundo!